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Title: O uso da internet e das mídias sociais digitais durante o período da pandemia Covid-19 no Brasil.
Other Titles: The use of the internet and digital social media during the period of the Covid-19 pandemic in Brazil.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Maria Regina Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Vorster Queiroga.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Johny Davyd Soares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Marconi Araújo.
Keywords: Mídias Sociais;Pandemia da Covid-19;Internet;Social media;Covid-19 pandemic;Internet
Issue Date: 1-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Maria Regina Figueiredo. O uso da internet e das mídias sociais digitais durante o período da pandemia Covid-19 no Brasil. 2023. 33fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34322
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia de Covid-19 ocasionou a mudança de diversos comportamentos na sociedade, sendo o uso da internet e das mídias sociais digitais um dos mais afetados. Nesse cenário, tem-se como objetivo avaliar o perfil de uso e dos usuários da internet e mídias sociais digitais durante o período de 2018 a 2022 no Brasil. O estudo caracteriza-se como documental, descritiva e exploratória, analisando o comportamento dos usuários de internet por meio de relatórios e resultados da CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), órgão responsável que realiza pesquisas sobre a tecnologia da informação no Brasil, destacando os indicadores C3, C5 e C6, respectivamente. Os resultados demonstram variações e crescimento do acesso e uso de aparelhos para conexão a internet por usuário com rendas mais baixas, além de haver a adesão de quase 30 milhões de usuários à utilização diária da internet. Assim, foi possível inferir acerca do uso da internet e das redes sociais sob perspectivas de idade, renda, classe social, grau de instrução, bem como das ferramentas utilizadas, com enfoque para o crescimento da adesão às redes sociais. Desse modo, apresentou-se informações norteadoras para diversas esferas sociais, demonstrando o aumento do uso diário da internet em detrimento do uso esporádico, apresentando uma realidade que pode ter como causa a adesão de novos usuários à internet como também o aumento da frequência de uso daqueles que já utilizavam, mas de forma menos frequente.
Abstract: The Covid-19 pandemic has led to changes in several behaviors in society, with the use of the internet and digital social media being one of the most affected. In this case, The objective is to evaluate the usage profile and users of the internet and social media digital data during the period from 2018 to 2022 in Brazil. The study is characterized as documentary, descriptive and exploratory, analyzing the behavior of internet users through reports and results from CETIC (Regional Study Center for Development of the Information Society), responsible body that carries out research on information technology in Brazil, highlighting indicators C3, C5 and C6, respectively. The results demonstrate variations and growth in access and use of devices for internet connection for users with lower incomes, in addition to having membership of almost 30 million users using the internet daily. Thus, it was possible to infer about the use of the internet and social networks from the perspectives of age, income, social class, level of education, as well as the tools used, with a focus on the growth of adherence to social networks. In this way, guiding information was presented for several social spheres, demonstrating the increase in daily internet use at the expense of sporadic, presenting a reality that may be caused by the adhesion of new users to the internet as well as an increase in the frequency of use by those who already used it, but less frequent form.
Keywords: Mídias Sociais
Pandemia da Covid-19
Internet
Social media
Covid-19 pandemic
Internet
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34322
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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