Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330
Title: Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva.
Other Titles: Power relations and production of teaching identities at school: the notion of power in Michel Foucault and the concept of identity in Tomás Tadeu da Silva.
???metadata.dc.creator???: SOUTO, Karina Pereira.
BARROSO NETO, Cláudio da Costa.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Keywords: Identidades docentes;Poder - Michel Foucault;Identidade - Tomás Tadeu;Tomás Tadeu - identidade;Relações de poder;Teaching identities;Power - Michel Foucault;Identity - Tomás Tadeu;Tomás Tadeu - identity;Power relations
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUTO, Karina Pereira; BARROSO NETO, Cláudio da Costa; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2588-2597. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330
???metadata.dc.description.resumo???: Neste artigo, propomos problematizar alguns conceitos dos quais estamos lançando mão no texto da dissertação de mestrado intitulada de Disciplinando o corpo dos docentes: a escola fabricando corpos dóceis. Nosso trabalho tem como objetivo analisar como a instituição escolar legitima os discursos normatizadores que vão sendo cristalizados como naturais no cotidiano escolar, no sentido de controlar as diversas corporalidades/identidades docentes em duas escolas (que serviram de amostragem) da rede pública e privada da cidade de João Pessoa neste início de século. Para a concretização dessa pesquisa, dialogamos com autores, a exemplo de Michel Foucault, a partir da noção de poder empregada por ele, reconhecendo a Escola também como um território complexo permeado por relações de poder, controle social e resistências. Assim, procuraremos entender como esses discursos normativos semelhantes a tentáculos invisíveis tentam elaborar identidades fixas e universais, que por sua vez tentam regular os corpos dos professores. Para tanto, aproximamo-nos também dos estudos de Tomás Tadeu da Silva acerca do conceito de Identidade, conceito este que atravessa tanto o corpo quanto o espaço escolar. Por isso, propomo-nos discutir como os atores sociais da escola, principalmente os professores, se inscrevem e representam a si mesmos, e como outros atores – alunos, pais e corpo técnico – identificam e representam esses professores dentro da sociedade do século XXI, marcada por identidades fragmentadas, multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar.
Keywords: Identidades docentes
Poder - Michel Foucault
Identidade - Tomás Tadeu
Tomás Tadeu - identidade
Relações de poder
Teaching identities
Power - Michel Foucault
Identity - Tomás Tadeu
Tomás Tadeu - identity
Power relations
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 18: Identidade e Alteridade: Sensibilidades e Subjetividades no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELAÇÕES DE PODER E PRODUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES NA ESCOLA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdfRelações de poder e produção de identidades docentes na escola - Evento II Coloquio Int. de história GT 18 2010.141.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.