Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste artigo, propomos problematizar alguns conceitos dos quais estamos lançando mão no texto da dissertação de mestrado intitulada de Disciplinando o corpo dos docentes: a escola fabricando corpos dóceis. Nosso trabalho tem como objetivo analisar como a instituição escolar legitima os discursos normatizadores que vão sendo cristalizados como naturais no cotidiano escolar, no sentido de controlar as diversas corporalidades/identidades docentes em duas escolas (que serviram de amostragem) da rede pública e privada da cidade de João Pessoa neste início de século. Para a concretização dessa pesquisa, dialogamos com autores, a exemplo de Michel Foucault, a partir da noção de poder empregada por ele, reconhecendo a Escola também como um território complexo permeado por relações de poder, controle social e resistências. Assim, procuraremos entender como esses discursos normativos semelhantes a tentáculos invisíveis tentam elaborar identidades fixas e universais, que por sua vez tentam regular os corpos dos professores. Para tanto, aproximamo-nos também dos estudos de Tomás Tadeu da Silva acerca do conceito de Identidade, conceito este que atravessa tanto o corpo quanto o espaço escolar. Por isso, propomo-nos discutir como os atores sociais da escola, principalmente os professores, se inscrevem e representam a si mesmos, e como outros atores – alunos, pais e corpo técnico – identificam e representam esses professores dentro da sociedade do século XXI, marcada por identidades fragmentadas, multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleRelações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330-
dc.date.accessioned2024-02-05T19:51:09Z-
dc.date.available2024-02-05-
dc.date.available2024-02-05T19:51:09Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdentidades docentespt_BR
dc.subjectPoder - Michel Foucaultpt_BR
dc.subjectIdentidade - Tomás Tadeupt_BR
dc.subjectTomás Tadeu - identidadept_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectTeaching identitiespt_BR
dc.subjectPower - Michel Foucaultpt_BR
dc.subjectIdentity - Tomás Tadeupt_BR
dc.subjectTomás Tadeu - identitypt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUTO, Karina Pereira.-
dc.creatorBARROSO NETO, Cláudio da Costa.-
dc.creatorNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePower relations and production of teaching identities at school: the notion of power in Michel Foucault and the concept of identity in Tomás Tadeu da Silva.pt_BR
dc.identifier.citationSOUTO, Karina Pereira; BARROSO NETO, Cláudio da Costa; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2588-2597. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 18: Identidade e Alteridade: Sensibilidades e Subjetividades no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELAÇÕES DE PODER E PRODUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES NA ESCOLA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdfRelações de poder e produção de identidades docentes na escola - Evento II Coloquio Int. de história GT 18 2010.141.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.