Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Neste artigo, propomos problematizar alguns conceitos dos quais estamos lançando mão no texto da dissertação de mestrado intitulada de Disciplinando o corpo dos docentes: a escola fabricando corpos dóceis. Nosso trabalho tem como objetivo analisar como a instituição escolar legitima os discursos normatizadores que vão sendo cristalizados como naturais no cotidiano escolar, no sentido de controlar as diversas corporalidades/identidades docentes em duas escolas (que serviram de amostragem) da rede pública e privada da cidade de João Pessoa neste início de século. Para a concretização dessa pesquisa, dialogamos com autores, a exemplo de Michel Foucault, a partir da noção de poder empregada por ele, reconhecendo a Escola também como um território complexo permeado por relações de poder, controle social e resistências. Assim, procuraremos entender como esses discursos normativos semelhantes a tentáculos invisíveis tentam elaborar identidades fixas e universais, que por sua vez tentam regular os corpos dos professores. Para tanto, aproximamo-nos também dos estudos de Tomás Tadeu da Silva acerca do conceito de Identidade, conceito este que atravessa tanto o corpo quanto o espaço escolar. Por isso, propomo-nos discutir como os atores sociais da escola, principalmente os professores, se inscrevem e representam a si mesmos, e como outros atores – alunos, pais e corpo técnico – identificam e representam esses professores dentro da sociedade do século XXI, marcada por identidades fragmentadas, multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T19:51:09Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05 | - |
dc.date.available | 2024-02-05T19:51:09Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Identidades docentes | pt_BR |
dc.subject | Poder - Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Identidade - Tomás Tadeu | pt_BR |
dc.subject | Tomás Tadeu - identidade | pt_BR |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Teaching identities | pt_BR |
dc.subject | Power - Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Identity - Tomás Tadeu | pt_BR |
dc.subject | Tomás Tadeu - identity | pt_BR |
dc.subject | Power relations | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUTO, Karina Pereira. | - |
dc.creator | BARROSO NETO, Cláudio da Costa. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Power relations and production of teaching identities at school: the notion of power in Michel Foucault and the concept of identity in Tomás Tadeu da Silva. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUTO, Karina Pereira; BARROSO NETO, Cláudio da Costa; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2588-2597. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 18: Identidade e Alteridade: Sensibilidades e Subjetividades no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELAÇÕES DE PODER E PRODUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES NA ESCOLA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdf | Relações de poder e produção de identidades docentes na escola - Evento II Coloquio Int. de história GT 18 2010. | 141.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.