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dc.description.resumoO filme não foi feito para sala de aula. Nem o romance, nem o livro de memórias. Mas todos aprendemos que a História não está, apenas, no livro didático. Os educadores que trabalham com o ensino da história, como lendário Rei Midas, tornaram-se poderosos na arte de transformar as coisas em ouro. Sabem que tudo é transformado, quando atravessa o mar do tempo, quando ganha novos sentidos com a História. Sem o peso do castigo que o monarca mitológico passou a carregar, no entanto, os educadores foram descobrindo que as coisas materializamse nas artimanhas das (re)significações que os sujeitos lhes impõem no fluir dos dias, nas batalhas do cotidiano. Assim, os objetos da contemporaneidade transbordam da esfera da vida ordinária e invadem a sala de aula. É por esse caminho que uma miscelânea de produtos midiáticos (músicas, filmes, fanzines, quadrinhos, fotos) explodem nos espaços da sala de aula, transformam-se em “recursos didáticos”. Mas toda transformação implica em riscos, e, por isso, é preciso estar atento aos usos que fazemos de suportes midiáticos, como “filmes de história”. É preciso discutir as imbricações temporais (por exemplo, o tempo no qual o filme foi realizado X o tempo ao qual ele se refere). Partindo dessas reflexões iniciais, esse trabalho busca analisar como é possível refletir sobre as diferentes nuanças históricas que se condensam num objeto, como um filme. Nesse estudo, em particular, nos interessa abordar o caso do filme “o que é isso companheiro?” O ponto de partida do filme é o homônimo livro de Fernando Gabeira, que expõe memórias sobre o conhecido caso do sequestro do embaixador norteamericano Charles B. Elbrick. Nesse trabalho, apresentamos algumas idéias iniciais sobre os imbricamentos entre três diferentes tempos e materializações de um mesmo evento. Afinal, existe o tempo do sequestro (1969), o tempo do livro (1979) e o tempo do filme (1997). Interessa-nos discutir como o evento é retomado em cada um desses tempos, como ele é dado a existir em cada uma dessas particulares condições histórico-temporais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleAs encruzilhadas temporais da narrativa: os tempos diversos de “O que é isso, companheiro?”.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34337-
dc.date.accessioned2024-02-06T17:54:51Z-
dc.date.available2024-02-06-
dc.date.available2024-02-06T17:54:51Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCinema e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectObra fílmica “O que é isso companheiro?”pt_BR
dc.subjectFilme “O que é isso companheiro?”pt_BR
dc.subjectO que é isso companheiro? - filmept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRecurso didático - filmept_BR
dc.subjectCinema and History teachingpt_BR
dc.subjectFilm work “What is this, mate?”pt_BR
dc.subjectFilm “What is this mate?”pt_BR
dc.subjectWhat is this fellow? - filmpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeaching resource - filmpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jaílson Pereira da.-
dc.creatorSANTOS, Mázio Miguel Silva dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe temporal crossroads of the narrative: the different times of “What is this, mate?”.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jaílson Pereira da; SANTOS, Mázio Miguel Silva dos. As encruzilhadas temporais da narrativa: os tempos diversos de “o que é isso, companheiro?”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 19: Mídia & Sociedade: a História da Mídia, a Mídia na História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2785-2795. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34337pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 19: Mídia & Sociedade: A História da Mídia, A Mídia na História.

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AS ENCRUZILHADAS TEMPORAIS DA NARRATIVA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 19 2010.pdfAs encruzilhadas temporais da narrativa - Evento II Coloquio Int. de História GT 19 2010.171.95 kBAdobe PDFView/Open


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