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Title: As encruzilhadas temporais da narrativa: os tempos diversos de “O que é isso, companheiro?”.
Other Titles: The temporal crossroads of the narrative: the different times of “What is this, mate?”.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jaílson Pereira da.
SANTOS, Mázio Miguel Silva dos.
Keywords: Cinema e ensino de História;Obra fílmica “O que é isso companheiro?”;Filme “O que é isso companheiro?”;O que é isso companheiro? - filme;Ensino de História;Recurso didático - filme;Cinema and History teaching;Film work “What is this, mate?”;Film “What is this mate?”;What is this fellow? - film;Teaching History;Teaching resource - film
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jaílson Pereira da; SANTOS, Mázio Miguel Silva dos. As encruzilhadas temporais da narrativa: os tempos diversos de “o que é isso, companheiro?”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 19: Mídia & Sociedade: a História da Mídia, a Mídia na História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2785-2795. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34337
???metadata.dc.description.resumo???: O filme não foi feito para sala de aula. Nem o romance, nem o livro de memórias. Mas todos aprendemos que a História não está, apenas, no livro didático. Os educadores que trabalham com o ensino da história, como lendário Rei Midas, tornaram-se poderosos na arte de transformar as coisas em ouro. Sabem que tudo é transformado, quando atravessa o mar do tempo, quando ganha novos sentidos com a História. Sem o peso do castigo que o monarca mitológico passou a carregar, no entanto, os educadores foram descobrindo que as coisas materializamse nas artimanhas das (re)significações que os sujeitos lhes impõem no fluir dos dias, nas batalhas do cotidiano. Assim, os objetos da contemporaneidade transbordam da esfera da vida ordinária e invadem a sala de aula. É por esse caminho que uma miscelânea de produtos midiáticos (músicas, filmes, fanzines, quadrinhos, fotos) explodem nos espaços da sala de aula, transformam-se em “recursos didáticos”. Mas toda transformação implica em riscos, e, por isso, é preciso estar atento aos usos que fazemos de suportes midiáticos, como “filmes de história”. É preciso discutir as imbricações temporais (por exemplo, o tempo no qual o filme foi realizado X o tempo ao qual ele se refere). Partindo dessas reflexões iniciais, esse trabalho busca analisar como é possível refletir sobre as diferentes nuanças históricas que se condensam num objeto, como um filme. Nesse estudo, em particular, nos interessa abordar o caso do filme “o que é isso companheiro?” O ponto de partida do filme é o homônimo livro de Fernando Gabeira, que expõe memórias sobre o conhecido caso do sequestro do embaixador norteamericano Charles B. Elbrick. Nesse trabalho, apresentamos algumas idéias iniciais sobre os imbricamentos entre três diferentes tempos e materializações de um mesmo evento. Afinal, existe o tempo do sequestro (1969), o tempo do livro (1979) e o tempo do filme (1997). Interessa-nos discutir como o evento é retomado em cada um desses tempos, como ele é dado a existir em cada uma dessas particulares condições histórico-temporais.
Keywords: Cinema e ensino de História
Obra fílmica “O que é isso companheiro?”
Filme “O que é isso companheiro?”
O que é isso companheiro? - filme
Ensino de História
Recurso didático - filme
Cinema and History teaching
Film work “What is this, mate?”
Film “What is this mate?”
What is this fellow? - film
Teaching History
Teaching resource - film
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34337
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 19: Mídia & Sociedade: A História da Mídia, A Mídia na História.

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