Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPor volta da década de 1970, a terceira geração da Escola dos Annales, promoveu uma renovação historiográfica, a partir da qual houve uma ampliação nas fontes de pesquisa, bem como surgimento de novos objetos. Dessa forma, este trabalho objetiva-se por analisar algumas das músicas que compuseram o projeto de Canto Orfeônico desenvolvido por Heitor Villa-Lobos sob a encomenda do presidente Getúlio Vargas. Tomando por base a Nova História Política, procurarei discutir as relações de poder existentes entre o projeto de Educação Musical mediante o Canto Orfeônico e a política então vigente, reportando-me entre os anos de 1937 e 1945, período este em que se compreende o Estado Novo. Entretanto, como se sabe este canto foi implantado nos currículos como disciplina obrigatória já em 1931, servindo como modelo de educação musical nas instituições públicas. Dentro desta perspectiva buscarei entendê-lo enquanto forte instrumento de exaltação do patriotismo nacional, além de procurar perceber os fatores que contribuíram para seu êxito e para sua aceitação nacional, o que tornou possível em grande medida, a propagação da política vigente no momento histórico do desenvolvimento do projeto. Por assim dizer a significativa mobilização de massa e a associação do canto enquanto difusor do civismo e do nacionalismo, parece ter servido como ferramenta de transmissão da ideologia política vigente, esta última tendo como principal alicerce os ideais nacionalistas. Outro ponto fundamental nesta pesquisa refere-se às contribuições do Canto Orfeônico para a legitimação de uma Cultura Política em prol do “Varguismo”, uma vez que as letras estavam sempre impregnadas de patriotismo e exaltação a “raça brasileira”, das belezas naturais e da figura do próprio Getúlio Vargas. Todavia os direcionamentos cívico-patrióticos que caracterizaram os movimentos políticos de aceitação da identidade nacional acabavam por promover também os ideais de harmonia e unidade coletiva, fato este muito propagado pelo canto. Assim sendo o movimento orfeônico no Brasil através da eloqüente mobilização de massa, promoveu o apelo emocional e o êxtase coletivo, de modo a impregnar mais eficientemente a ideologia política getulista e o próprio “varguismo”.-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleContribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374-
dc.date.accessioned2024-02-07T21:32:38Z-
dc.date.available2024-02-07-
dc.date.available2024-02-07T21:32:38Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectOrpheonic singing 1937-1945pt_BR
dc.subjectAvant-garde political culture 1937-1945pt_BR
dc.subjectOrpheonic Singing Project - Heitor Villa-Lobospt_BR
dc.subjectHeitor Villa-Lobos - orpheonic singingpt_BR
dc.subjectNew Political Historypt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.subjectEstado Novo and musical educationpt_BR
dc.subjectMusic and Historypt_BR
dc.subjectPatriotism - orpheonic chantpt_BR
dc.subjectBrazilian musicpt_BR
dc.subjectOrpheonic singing songspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Bruna Vitor dos.-
dc.creatorCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of orpheonic singing to a Vargas political culture (1937-1945).pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Vitor dos; CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3229-3235. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRIBUIÇÕES DO CANTO ORFEÔNICO PARA UMA CULTURA POLÍTICA VARGUISTA (1937-1945) - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 21 2010.pdfContribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945). - Evento II Coloquio Int. de História GT 21 2010106.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.