Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375
Title: Música, política e cidadania.
Other Titles: Music, politics and citizenship.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Kátia Ramos.
AMORIM, Rômulo Leite.
Keywords: Música;Política;Cidadania;Música brasileira e questões político-sociais;Período ditatorial e música;Expressões culturais populares - música;Música protesto;Music;Policy;Citizenship;Brazilian music and political-social issues;Dictatorship period and music;Popular cultural expressions - music;Protest music
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Kátia Ramos; AMORIM, Rômulo Leite. Música, política e cidadania. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3073-3085. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375
???metadata.dc.description.resumo???: A contemporaneidade está inserida em um processo de mudança, no qual as novas tecnologias são responsáveis, sobretudo, por um novo paradigma de sociedade que tem sua base em um bem precioso, a informação. A sociedade atual está sintonizada e interligada via rádio, jornais, TV e internet, ou seja, estamos na era do que muitos chamam de uma “sociedade midiática”, onde percebemos as articulações entre “sociedade”, mídia e política. Assim: “a mídia de massa abrange uma ampla variedade de formas – incluindo a televisão, os jornais, o cinema, as revistas, o rádio, a publicidade, os vídeo games e os CD’s” (GIDDENS, 2005, p. 367). Os usos que os indivíduos fazem dos mecanismos midiáticos, são expressos também através dos espaços jornalísticos e propagandas que se destinam a disseminar opiniões e idéias favoráveis ou contrárias sobre determinadas questões políticas. Nas campanhas eleitorais, as propagandas dos candidatos buscam atingir os eleitores, disponibilizando para estes os produtos (as promessas em época de campanhas) e criando uma imagem positiva que os indivíduos poderão ou não comprar (aceitar), construindo dessa maneira o seu personagem. Além disso, muitas vezes, utilizam-se da mídia para denegrir a imagem dos opositores, ao levar ao conhecimento dos eleitores fatos, considerados negativos, da vida dos adversários. Por outro lado, percebemos que a sociedade civil1 também se utiliza da mídia para se contrapor e revelar elementos de resistência às propostas enunciadas por determinados grupos políticos. Essa postura contestatória à situação político-social vivenciada pode ser reconhecida nas expressões culturais populares, especificamente, na música, que revela subsídios para refletirmos, entre outras temáticas, sobre cidadania e política no Ensino de História.
Keywords: Música
Política
Cidadania
Música brasileira e questões político-sociais
Período ditatorial e música
Expressões culturais populares - música
Música protesto
Music
Policy
Citizenship
Brazilian music and political-social issues
Dictatorship period and music
Popular cultural expressions - music
Protest music
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÚSICA, POLÍTICA E CIDADANIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 21 2010.pdfMúsica, política e cidadania. - Evento II Coloquio Int. de História GT 21 2010126.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.