Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo utilizar a música como recurso didático-pedagógico para ensinar sobre a cultura afrobrasileira. Dada a ênfase impulsionada pela lei 11.645 de 10 de março de 2008, da importância, desta cultura, para a sociedade em que vivemos, uma vez que ela esta presente em nosso cotidiano, buscamos formas para que o estudante assimile com maior facilidade os conteúdos. Assim escolhemos a utilização de músicas que expressem a cultura afrobrasileira como recurso didático- pedagógico na sala de aula, uma vez que a linguagem musical, expressa pelas diferentes letras, esta próxima da vivência dos estudantes. As linguagens alternativas, tal como a musical, têm sido utilizadas como uma importante ferramenta didática em diferentes áreas do processo de ensino aprendizagem. Entre essas linguagens, a música popular tem ocupado espaço, como instrumento pelo qual se revela o registro da vida cotidiana, na visão de autores que observam o contexto social no qual vivem. As representações sociais de autores e intérpretes tornam-se instrumentos na transformação dos conceitos espontâneos que facilitam a compreensão pelos estudantes. A música dissemina valores e conceitos nem sempre presentes nas mentes de quem as ouve, permitindo que muitas vezes seja possível compreender valores de algumas religiões sem que seja necessário fazer parte dela. Nesse contexto temos a música como importante veículo para divulgação da cultura afrobrasileiras, uma vez que elementos da cultura afro-brasileira aparecem nas músicas e a interpretação das mesmas, ganha repercussões levando milhões de pessoas a cantarem, dançarem e incorporarem em suas atividades cotidianas ritmos, vocabulários e traços coreográficos do universo religioso afro-brasileiro; contribuindo assim, com a presença do imaginário destas religiões em nosso cotidiano, o mesmo que se encontra diluído na cultura nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleJogando flores no mar: a música como recurso didático - pedagógico no ensino sobre a cultura Afro-Brasileira.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34420-
dc.date.accessioned2024-02-08T22:33:26Z-
dc.date.available2024-02-08-
dc.date.available2024-02-08T22:33:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMúsica como recurso didáticopt_BR
dc.subjectRecurso didático - músicapt_BR
dc.subjectMúsica e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino de cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - música e ensinopt_BR
dc.subjectMusic as a teaching resourcept_BR
dc.subjectTeaching resource - musicpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian music and culturept_BR
dc.subjectTeaching Afro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culture - music and teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Paula Maria Fernandes da.-
dc.creatorSILVA, José Antonio Novaes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThrowing flowers into the sea: music as a didactic and pedagogical resource in teaching about Afro-Brazilian culture.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Paula Maria Fernandes da; SILVA, José Antonio Novaes da. Jogando flores no mar: a música como recurso didático - pedagógico no ensino sobre a cultura Afro-Brasileira. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34420pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOGANDO FLORES - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 2 2009.pdfJogando flores no mar: a música como recurso didático - pedagógico no ensino sobre a cultura Afro-Brasileira. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 2 2009112.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.