Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3443
Title: Estimativa da eficiência do uso da água no cultivo irrigado da banana (Musa sp. L.), através de sensoriamento remoto.
Other Titles: Estimation of efficiency of water use in irrigated banana (Musa sp L.), cultivation through remote sensing.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Antônio Erivando.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAES NETO, João Miguel de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEDROZA, Juarez Paz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: OLIVEIRA, Carlos Wagner.
Keywords: Banana – Cultura;Banana - Irrigação;Sensoriamento Remoto;Demanda Hídrica;Evapotranspiração;Saldo de Radiação;Water Demand;Evapotranspiration;Irrigation;Radiation Balance
Issue Date: 18-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, A. E. Estimativa da eficiência do uso da água no cultivo irrigado da banana (Musa sp. L.), através de sensoriamento remoto. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A banana é um dos frutos mais consumidos mundialmente, no entanto, requer elevada demanda hídrica para atingir o seu potencial produtivo máximo. Para que se possa obter equilíbrio entre consumo e eficiência do uso da água, do inglês (Water Productivity-WP), torna-se necessário à implementação do gerenciamento integrado dos recursos hídricos. Com isso, o objetivo do trabalho foi determinar a eficiência do uso da água, no cultivo irrigado da bananeira (Musa sp. L.) para os municípios de Barbalha e Missão Velha, Ceará, Brasil, utilizando parâmetros como variação da evapotranspiração real-ETr (%), obtida através do algoritmo METRIC (Mapping evapotranspiration at high resolution and with internalized calibration) e produtividade primária bruta, do inglês (Gross Primary Productivity-GPP), pelo modelo Eficiência de Uso da Luz, do inglês (Light Use Efficiency-LUE) ambos utilizando dados de sensoriamento remoto. Foram utilizadas imagens geradas pelos sensores OLI/TIRS do satélite Landsat 8, órbita 217 e ponto 65, em seis dias do ano de 2016 (3 de março, 22 de maio, 09 de julho, 29 de outubro e 14 de novembro), além de dados meteorológicos coletados na estação meteorológica pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia-INMET como: temperatura do ar, velocidade do vento, umidade relativa, temperatura do ponto de orvalho, pressão atmosférica, radiação solar, precipitação e outros, utilizados nos processos de validação dos modelos e também no cálculo da evapotranspiração de referência-ET0. O cultivo da bananeira na localidade em estudo encontra-se consolidado a mais de dois anos, apresentando parâmetros biofísicos dentro da normalidade e variação da evapotranspiração real entre 75 e 100%, indicando nível de estresse hídrico baixo. Através da avaliação espaço temporal e comparação de médias pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, percebe-se que, independentemente do tempo de cultivo e ou período do ano, a unidade produtora SB apresenta as melhores medias para as vaiáveis ETr(%), GPP e WP, seguido pela unidade produtora SPV e SDS. Tendo em vista o manejo empregado na irrigação, solo e a ETr(%) obtida encontrar-se próxima de 100%, e a GPP de 8,74 g C m-² dia-¹ percebe-se que o cultivo da unidade produtora SB proporciona melhor eficiência no uso da água (1,18 Kg m-³), uma vez que manteve o nível de produtividade em torno de 25-30 ton ha-1.
Keywords: Banana – Cultura
Banana - Irrigação
Sensoriamento Remoto
Demanda Hídrica
Evapotranspiração
Saldo de Radiação
Water Demand
Evapotranspiration
Irrigation
Radiation Balance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Irrigação e Drenagem
Sensoriamento Remoto
Engenharia Agrícola
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3443
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Agrícola.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIO ERIVANDO BEZERRA – DISSERTAÇÃO (PPGEA) 2019.pdf5.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.