Grupo de Trabalho 05: Documentos e Métodos da Pesquisa Histórica em Arquivos. Collection home page

Logo
Coordenadores do GT 05:

Ana Carla Sabino Fernandes - UFC

Antônio Gilberto Ramos Nogueira - UFC

O Grupo de Trabalho ―Documentos e Métodos da Pesquisa Histórica em Arquivos‖ propõe um debate sobre os processos teóricos e metodológicos da investigação histórica em arquivos, tendo como fonte e objeto o documento. Deste modo, são significativos os estudos acerca das trajetórias de institucionalização e gestão dos arquivos (de ordem corrente, intermediária ou permanente) públicos ou privados no Brasil. Considerando, portanto, os procedimentos de descrição arquivística dos conjuntos documentais, normatizados pela arquivologia e apropriados pela história, que revelam - além das condições de uso e dos elementos de identificação do documento - os saberes e fazeres de funcionários públicos, habilitados e treinados, de chefes de seção, diretores, escrivães, secretários, arquivistas, dos ―antigos‖ amanuenses, de sujeitos que davam ―fé‖ aos tantos papéis e que legitimaram, a partir do século XIX, o documento de arquivo como instrumento de prova e de valor histórico. Neste sentido, são pertinentes também as pesquisas que utilizam documentos de diversas espécies, gêneros, tipologias e que adotam, para tanto, os artifícios da micro-história, da operação histórica, do método indiciário, da prosopografia, ou seja, dos tantos ensinamentos que sugerem a perspicácia humana e a materialidade do documento/objeto, do que pode está dito ou do não-dito. São válidas, entretanto, as análises sobre como os historiadores estão preparando, referenciando, citando e disponibilizando seus próprios arquivos, melhor, criando bancos de dados a partir de registros fotográficos (nem sempre adequados), em detrimento das edições fac-similar disponibilizadas pelos sites dos centros de documentação e arquivos. O direito a memória, a relação entre arquivos, história e memória, fazem parte das preocupações deste grupo de trabalho, bem como, os textos que apontam a necessidade de políticas públicas de conservação, preservação e restauro do nosso patrimônio documental; as formas de acesso a informação disponibilizada em vários suportes; a abertura dos ―arquivos sensíveis‖, dos arquivos da ditadura, por exemplo; e as pesquisas que vislumbram as possibilidades de elaboração do conhecimento histórico em arquivos a partir de mediações educacionais, seguindo as diretrizes da educação histórica.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 8 of 8
Issue DateTitleAuthor(s)
2009Memória, Arquivos e Documentação - Detalhes, Pistas e Indícios do processo de secularização dos cemitérios de Cuiabá nos Séculos XIX e XX.ROCHA, Maria Aparecida Borges de Barros.
2009Mapeamento dos registros documentais da Santa Casa da Misericórdia da Paraíba: um resgate de sua memória.LUNA, Mayara Araújo do Nascimento.; ALVES, Naiara Ferraz Bandeira.
2009Carta denúncia: novas fontes para o estudo das relações entre o governo militar e a sociedade civil em Pernambuco nos anos de ditadura Civil-Militar.SILVA, José Rodrigo de Araújo.; LEMOS, Alberon.
2009A construção da memória e acesso à informação nos arquivos municipais.QUEIROZ, Anna Carla Silva de.
2009Uma “grande oficina silenciosa de trabalho”: o departamento nacional de obras contra as secas (IOCS/ IFOCS/ DNOCS) e sua produção técnico-científica.LIMA, Aline Silva.
2009Os arquivos eclesiásticos e o seu papel informacional cultural perante a sociedade: um estudo no arquivo da Arquidiocese da Paraíba.VELOSO, Jardel Gonzaga.; ALVES, Naiara Ferraz Bandeira.
2009O que revelam os arquivos escolares?SANTOS, Ivanildo Gomes dos.
2009O Cordel como documento e fonte histórica: o inigualável acervo da Biblioteca Átila Almeida.SANTOS, Valéria Diniz Araújo dos.; MAIA, Manuela Eugênio.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 8 of 8