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dc.description.resumoNos primórdios do século XX, os principais periódicos a circularem pela capital cearense são A Republica, órgão oficial do governo acciolino, O Unitario e Jornal do Ceará, jornais políticos e opositores a gestão de Nogueira Accioly. Ressalta-se, para o desenvolvimento da pesquisa, O Bandeirante, jornal literário e noticioso sob a redação de José M. Nogueira, que durou poucos anos e sendo de edição quinzenal, além de ser favorável a política acciolina. Os discursos destes jornais proporcionam uma análise do cenário artístico da capital cearense, através de anúncios dos espetáculos, da descrição dos concertos ou peças, dos elogios ou desmerecimento dos artistas e ressaltando os cinemas e teatros existentes. Assim, propõe-se perceber como o Theatro José de Alencar se encontrava nesses discursos jornalísticos como um equipamento da cidade e como um espaço de sociabilidade e de prática teatral. O Theatro José de Alencar tornou-se a mais importante casa de espetáculo da cidade de Fortaleza, recebendo grandes produções e artistas brasileiros. Sua arquitetura opulenta no período da construção, destaca-se pela estrutura de ferro importada da Europa através a firma Boris Frères junto à empresa escocesa Walter MacFarlane & Co e pelos padrões do ecletismo, tendo como destaque a Art Nouveau e o Neoclássico. Homenageia o romancista cearense, José de Alencar, que ficou conhecido por obras como Iracema, O Guarani, As Minas de Prata, O sertanejo, Senhora e Lucíola entre outras. Desta forma, propõe-se que o teatro existe enquanto processo, encontra-se em permanente transformação conforme as relações sociais existentes. Desta forma, o significado do teatro não é único, mas se modifica, conservando, através dos tempos, elementos relacionados à expressão artística. O teatro relaciona-se com aspectos culturais e sociais do local onde está sendo produzido, assim, não se tem uma forma única da atividade teatral, existem muitas formas para o teatro acontecer. O teatro é formado pelo espaço, autores, atores, músicos, produtores, diretores, ajudantes e pelo público. Estes componentes podem produzir uma tragédia, uma comédia, uma ópera e assim por diante, portanto, diversas formas de espetáculos teatrais, que mudam conforme o público. Segundo Raymond Williams, a forma da atividade teatral pode ser reflexo das formas das relações sociais existentes, mesmo contento elementos artísticos que identificam a atividade teatral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleEntra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438-
dc.date.accessioned2024-02-09T18:26:43Z-
dc.date.available2024-02-09-
dc.date.available2024-02-09T18:26:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTheatro José de Alencar - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectDiscursos jornalísticospt_BR
dc.subjectConflitos políticospt_BR
dc.subjectJornal a República - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectJornal do Ceará - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectJornal O Bandeirante - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectEquipamento cultural - Teatro José de Alencar - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectTeatro José de Alencar - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectTheatro José de Alencar - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectJournalistic speechespt_BR
dc.subjectPolitical conflictspt_BR
dc.subjectJornal a República - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectO Unitário newspaper - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectJornal do Ceará - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectO Bandeirante newspaper - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectCultural equipment - José de Alencar Theater - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectJosé de Alencar Theater - Fortaleza - CEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Camila Imaculada Silveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnter the Theatro José de Alencar: social relations, multiple meanings and political conflicts in journalistic discourses (1904 – 1912).pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Camila Imaculada Silveira. Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 03 - Cultura Visual e Escrita Imagens, Narrativas e Cultura Impressa como Fonte de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: Cultura Visual e Escrita, Imagens Narrativas Cultura Impressa como Fonte de Pesquisa.

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ENTRA EM CENA O TEATRO JOSE ALENCAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 3 2009.pdfEntra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912). - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 3 2009101.88 kBAdobe PDFView/Open


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