Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Collection home page

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Coordenadores do GT 09:

Luciano Mendonça de Lima - UFCG

Wlisses Estrela de Albuquerque Abreu - UFCG

Amanda Peixoto Carvalho - UFCG

Um dos fatores que contribuíram para o retardamento relativo dos estudos sobre a escravidão no Brasil diz respeito à suposta escassez de fontes. Na raiz desta questão estaria a ordem dada pelo ministro e político Rui Barbosa no início da República para incinerar os ―papéis da escravidão‖, com o duplo objetivo de apagar uma ―nodoa‖ da nossa história e, de quebra, evitar qualquer tentativa de pedido de indenização pecuniária por parte dos ex-senhores de escravos. A explosão de pesquisas e reflexões sobre o tema, vindas à tona especialmente a partir dos anos 1980, vieram colocar por terra tal tese. No caso da Paraíba, além desse principio mais geral, um fator a mais veio reforçar essa mitologia. Trata-se da acusação feita por alguns historiadores locais de que seria impossível escrever essa história em função da ação dos populares envolvidos com o movimento do Quebra-Quilos (1874), isso porque no contexto maior da revolta teriam incendiado diversas séries de documentos históricos. O objetivo desta comunicação é, demonstrada a fragilidade teórica e ideológica de tais explicações, mapear a documentação de natureza judiciária e apontar as possibilidades de pesquisas em torno da escravidão e da experiência negra na Paraíba oitocentista, tendo como referencial as lições de método da história social.

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2009O pensamento do Bispo negro: Dom José Maria Pires e seus escritos africanistas (1978-1988).EULÁLIO, Mainara Duarte.
2009No sertão da Parahyba do século XIX: escravidão, resistência e convivência (1850-1888).ABREU, Wlisses Estrela de Albuquerque.
2009Educação Anti-Racista: uma proposta interdisciplinar para o ensino básico.MEDEIROS, Sandreylza Pereira.
2009Medo do escuro: uma análise do medo de recrutar homens negros para o exército durante a Guerra de Secessão e do Paraguai, 1862-1868.D’CASTRO, Eduardo Felipe S.; LIMA, Luciano Mendonça de.
2009Gilberto Freyre versus o revisionismo de Florestan Fernandes: a docilidade e o racismo nas relações sociais brasileiras.PEREIRA, José do Egito Negreiros.
2009Escrava: mulher, mãe e lenda.BARROS, Ana Nery Corrêa dos Santos.
2009Fontes para a História da escravidão e da experiência negra na Paraíba Oitocentista.LIMA, Luciano Mendonça de.
2009Benguela e seus distritos no Império Português (século XVIII).PONTES, Caroline de Souza.; FERREIRA, Roberto Guedes.
2009África: um novo olhar sobre um mundo pluralizado.MELO, José Macêdo de.
2009As vozes D’áfrica nas escritas das histórias: o patrimônio imaterial afro-brasileiro nos cotidianos da sala de aula de História do ensino médio.ALEIXO, Ramon de Alcântara.; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
2009A influência do negro na jurema campinense: o caso Malunguinho.CARVALHO, Amanda Peixoto de.
2009As quitandeiras e a resistência no livro didático.SILVA, Edvane de Araújo Andrade.
2009A cultura Afro-brasileira: práticas, conceitos e o quilombo remanescente Conceição das Crioulas.OLIVEIRA, Edivania Granja da Silva.
2009As representações da tradição da cultura africana presente nas religiões Afro-Brasileiras no Brasil do século XIX.SILVA, Arleide Vicente da.
2009A vida na senzala: as relações sociais e a formação das famílias escravas.ARAÚJO, Édson Augusto Leôncio de.; GOMES, Alberon de Lemos.
2009A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.; SILVA, Maria José da.
2009A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias.ALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva.
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