Grupo de Trabalho 10: História e Documentos. Collection home page

Logo
Coordenadores do GT 10:

Grazielle Rodrigues do Nascimento - UFPE

Segundo a UNESCO, patrimônio é o legado que recebemos do passado, que vivemos no presente e que transmitimos às gerações futuras. A noção de patrimônio é muitas vezes considerada ambígua: Trata-se de preservar um determinado cenário? Preservar um determinado acervo? O que fazer com as lembranças, as diferentes respostas de distintas culturas que também frequentaram a cena eleita como patrimônio? Como e por que considerar documentos patrimônio? Pensando nisso, a preservação das fontes históricas é de extremo interesse da sociedade - primeiro por se tratar de um bem coletivo guardião de um passado repleto de pontos de vistas, sentimentos e lutas cotidianas e segundo por carregar símbolos e significados construtores de referências culturais (segundo Tânia de Luca). Especificamente para o historiador, a utilização de documentos proporciona a percepção de diferentes relações sociais, relações de poder e de identidades. A ampliação do campo de investigação do conhecimento histórico constrói meios de democratizar o acesso aos documentos permitindo a sistematização de novas fontes, de novos referenciais teóricos e de novas metodologias. A partir disso, e pensando o uso e o mau uso dos documentos como fonte histórica (segundo Carlos Bacelar), a produção historiográfica encontra-se atrelada ao uso do documento como fonte importante para que a narrativa histórica seja materializada nas diversas correntes que o campo historiográfico proporciona: gênero e infância, trabalho, cidade e imprensa, modos de vida, experiências e práticas políticas cotidianas, as prisões e a vida no cárcere, historiografia insular, cotidianos e memórias escritos a partir da utilização de diversas linguagens documentais. Este Simpósio Temático pretende construir um espaço de discussão e reflexão, em uma perspectiva interdisciplinar, enfatizando a importância das diversas linguagens - imagéticas, sonoras, escritas e orais - na composição das narrativas históricas. O objetivo é a apresentação de trabalhos cujas diversas dimensões e contextos à produção historiográfica, provoquem um efetivo diálogo entre os problemas referentes às fontes documentais, agentes sociais e a produção da narrativa histórica.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 19 of 19
Issue DateTitleAuthor(s)
2009Um estudo das relações comerciais em Granja-CE nos séculos XIX e XX através de sua documentação.SILVA, Vera Lúcia.
2009O Projeto Resgate, o Arquivo Histórico Ultramarino e a administração do Brasil Colonial no século XVIII – análise de uma memória.DIAS, Érika Simone de Almeida Carlos.
2009Os africanos livres em Pernambuco, 1831- 1864.OLIVEIRA, Cyra Luciana Ribeiro de.
2009O Avesso do Silêncio: as fontes documentais do alto sertão paraibano nos setecentos.SILVA, Janice Correa da.; SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
2009Intelectuais e cultura na Revista Brasileira de Folclore entre os anos de 1961 e 1976.SOARES, Ana Lorym.
2009“Estais em vossa casa. Este é o lugar dos americanos”.NASCIMENTO, Grazielle Rodrigues do.
2009Procurações, libelos, escrivães e nobres da terra: a dinâmica da administração no Sertão do Rio Piranhas, Capitania da Parahyba do Norte (1725-1750).FORMIGA, Mayara Millena Moreira.; SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
2009O ensino secundário em Pernambuco e a ordem oligárquica local durante a Primeira República.BEZERRA, Ricardo José Lima.
2009O Cordel como fonte histórica: uso e usuários da Biblioteca Átila Almeida.CARNEIRO, Naiany de Souza.; MAIA, Manuela Eugênio.
2009Moral e os Bons costumes como ficam? censura, ditadura militar e pornografia em "A Dama da Lotação”.CALISSI, Luciana.; LIMA, Carlos Adriano Ferreira de.
2009História, memória e fontes orais: alguns diálogos.CAVALCANTI, Erinaldo.
2009Intervenção social em Camocim e Sobral através das associações comerciais – 1950-1980.OLIVEIRA, Maria Jussara Rodrigues.; SANTOS, Carlos Augusto Pereira dos.
2009Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.SILVA, Hilmaria Xavier.
2009As margens do comércio no Atlântico Sul: rotas marítimas do Brasil Colonial no século XVII.FELICIANO, Queila Guedes.; CEBALLOS, Rodrigo.
2009Aspectos da linguagem de documentos manuscritos entre os séculos XVII e XIX.PESSOA, Marlos de Barros.
2009As atas do Cabildo de Buenos Aires: os portugueses e suas relações comerciais com a elite do porto (século XVII).LOPES, Vivianne Pereira.; CEBALLOS, Rodrigo.
2009Artes de pedagogizar corpos maternos nos impressos.RAMOS, Gilmária Salviano.
2009A trajetória de eclesiásticos no Lycêo de Maceió (1850-1950).HERCULANO, Edgleide de Oliveira.
2009A modernidade avança a além-mar: repressão e resistências em Fernando de Noronha (1961-1971).LUNA, Allan Cavalcante.; NASCIMENTO, Grazielle Rodrigues do.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 19 of 19