Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA Escola dos Annales, uma nova corrente historiográfica, nos proporcionou novos métodos e abordagens no ensino de história. Agora temos a oportunidade de estudar os sujeitos excluídos da História Positivista, pois temos novos objetos, novas fontes, novas técnicas e novos conceitos se contrapondo a ―escola tradicional‖, a ―nova escola‖ e a representação do tempo histórico. A partir desta proposta de se estudar o ―esquecido‖ aproximamos o pensamento antigo do pensamento da atualidade. Em 2003, foi lançada a lei federal de número 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a inclusão no currículo oficial da rede de ensino, tanto público como privado a temática da História e Cultura Afro brasileira. A escola, enquanto instituição social, responsável pela organização, transmissão e socialização da cultura, revela-se como um dos espaços em que as representações negativas sobre o negro são difundidas. Por isso torna-se um importante local em que devemos desconstruir essa imagem deturpada sobre o negro e a África. Cabe ao educador a compreensão dos diferentes povos ao longo da História, fazendo um processo de classificação de si mesmo e do outro; entender o conjunto das representações sobre o negro existente na sociedade, enfatizar as representações positivas construídas politicamente pelo movimento negro desmistificando a visão estereotipada imposta ao afro-descendente. São de suma importância a abordagem e construção de práticas pedagógicas que combatam a discriminação racial, rompendo assim com a naturalização das diferenças étnico-raciais. Discutir a cultura negra requer um compromisso do professor em transmitir conhecimento através da construção de projetos e atividades que explorem o multicultural. Para este trabalho utilizaremos os métodos como questionários e entrevistas com docentes que lecionem em escolas públicas nesta cidade, além de debater com diversos autores que trabalhem com essa temática. Diante desta problemática apresentaremos como base a teoria de Foucault com a ―Ordem do discurso‖. Dessa forma nosso objetivo com esse trabalho é contribuir com a formação cultural do Brasil, levando o conhecimento através de novas metodologias e abordagens para a sala de aula. Portanto, o nosso propósito é focalizar nessas abordagens e métodos utilizados nas escolas públicas, a forma de nossos alunos absolverem essas informações de tanta importância que é a diversidade étnica e racial, desconstruindo uma visão que a própria história eurocêntrica construiu há séculos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA África em sala de aula: novas abordagens e metodologias.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455-
dc.date.accessioned2024-02-14T17:30:26Z-
dc.date.available2024-02-14-
dc.date.available2024-02-14T17:30:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectÁfrica em sala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino de História e Cultura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectHistória e Cultura Afro-brasileira - ensinopt_BR
dc.subjectCultura afro brasileira e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectOrdem do discurso - Foucaultpt_BR
dc.subjectAfrica in the classroompt_BR
dc.subjectTeaching Afro-Brazilian History and Culturept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian History and Culture - teachingpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culture and educationpt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectOrder of speech - Foucaultpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfrica in the classroom: new approaches and methodologies.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva. A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ÁFRICA EM SALA DE AULA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2009.pdfA África em sala de aula: novas abordagens e metodologias. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2009132.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.