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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | A Escola dos Annales, uma nova corrente historiográfica, nos proporcionou novos métodos e abordagens no ensino de história. Agora temos a oportunidade de estudar os sujeitos excluídos da História Positivista, pois temos novos objetos, novas fontes, novas técnicas e novos conceitos se contrapondo a ―escola tradicional‖, a ―nova escola‖ e a representação do tempo histórico. A partir desta proposta de se estudar o ―esquecido‖ aproximamos o pensamento antigo do pensamento da atualidade. Em 2003, foi lançada a lei federal de número 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a inclusão no currículo oficial da rede de ensino, tanto público como privado a temática da História e Cultura Afro brasileira. A escola, enquanto instituição social, responsável pela organização, transmissão e socialização da cultura, revela-se como um dos espaços em que as representações negativas sobre o negro são difundidas. Por isso torna-se um importante local em que devemos desconstruir essa imagem deturpada sobre o negro e a África. Cabe ao educador a compreensão dos diferentes povos ao longo da História, fazendo um processo de classificação de si mesmo e do outro; entender o conjunto das representações sobre o negro existente na sociedade, enfatizar as representações positivas construídas politicamente pelo movimento negro desmistificando a visão estereotipada imposta ao afro-descendente. São de suma importância a abordagem e construção de práticas pedagógicas que combatam a discriminação racial, rompendo assim com a naturalização das diferenças étnico-raciais. Discutir a cultura negra requer um compromisso do professor em transmitir conhecimento através da construção de projetos e atividades que explorem o multicultural. Para este trabalho utilizaremos os métodos como questionários e entrevistas com docentes que lecionem em escolas públicas nesta cidade, além de debater com diversos autores que trabalhem com essa temática. Diante desta problemática apresentaremos como base a teoria de Foucault com a ―Ordem do discurso‖. Dessa forma nosso objetivo com esse trabalho é contribuir com a formação cultural do Brasil, levando o conhecimento através de novas metodologias e abordagens para a sala de aula. Portanto, o nosso propósito é focalizar nessas abordagens e métodos utilizados nas escolas públicas, a forma de nossos alunos absolverem essas informações de tanta importância que é a diversidade étnica e racial, desconstruindo uma visão que a própria história eurocêntrica construiu há séculos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-14T17:30:26Z | - |
dc.date.available | 2024-02-14 | - |
dc.date.available | 2024-02-14T17:30:26Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | África em sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História e Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | História e Cultura Afro-brasileira - ensino | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro brasileira e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Ordem do discurso - Foucault | pt_BR |
dc.subject | Africa in the classroom | pt_BR |
dc.subject | Teaching Afro-Brazilian History and Culture | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian History and Culture - teaching | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture and education | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial education | pt_BR |
dc.subject | Order of speech - Foucault | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Africa in the classroom: new approaches and methodologies. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva. A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. |
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A ÁFRICA EM SALA DE AULA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2009.pdf | A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2009 | 132.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
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