Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456-
dc.date.accessioned2024-02-14T17:37:16Z-
dc.date.available2024-02-14-
dc.date.available2024-02-14T17:37:16Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectMediação escolarpt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectEscola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PBpt_BR
dc.subjectQuilombo Pedra D’águapt_BR
dc.subjectEnsino de História - cultura-afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectIdentidade afro-brasileirapt_BR
dc.subjectIngá - PB - Quilombo Pedra D’águapt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectSchool mediationpt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectFrei Herculano School - Pontina - Ingá - PBpt_BR
dc.subjectTeaching History - Afro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian identitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.-
dc.creatorSILVA, Maria José da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MEDIAÇÃO DA ESCOLA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2009.pdfA mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2009120.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.