Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-14T17:37:16Z | - |
dc.date.available | 2024-02-14 | - |
dc.date.available | 2024-02-14T17:37:16Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Mediação escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Pedra D’água | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - cultura-afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Identidade afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água | pt_BR |
dc.subject | Black identity | pt_BR |
dc.subject | School mediation | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial education | pt_BR |
dc.subject | Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB | pt_BR |
dc.subject | Teaching History - Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian identity | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. | - |
dc.creator | SILVA, Maria José da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | School mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MEDIAÇÃO DA ESCOLA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2009.pdf | A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2009 | 120.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.