Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
Title: | A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. |
Other Titles: | School mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. SILVA, Maria José da. |
Keywords: | Identidade negra;Mediação escolar;Educação étnico-racial;Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB;Quilombo Pedra D’água;Ensino de História - cultura-afro-brasileira;Cultura afro-brasileira;Identidade afro-brasileira;Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água;Black identity;School mediation;Ethnic-racial education;Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB;Teaching History - Afro-Brazilian culture;Afro-Brazilian culture;Afro-Brazilian identity |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008). |
Keywords: | Identidade negra Mediação escolar Educação étnico-racial Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB Quilombo Pedra D’água Ensino de História - cultura-afro-brasileira Cultura afro-brasileira Identidade afro-brasileira Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água Black identity School mediation Ethnic-racial education Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB Teaching History - Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian identity |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MEDIAÇÃO DA ESCOLA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2009.pdf | A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2009 | 120.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.