Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3449
Title: Técnica de controle por ciclo aplicado ao controle de fator de potência e ao acionamento de motores elétricos.
Other Titles: Control technique per cycle applied to the control of power factor and to the drive of electric motors.
???metadata.dc.creator???: LOCK, Alberto Soto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edison Roberto Cabral da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VIEIRA JÚNIOR, João Batista.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NEVES, Francisco de Assis dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: JACOBINA, Cursino Brandão.
???metadata.dc.contributor.referee4???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
Keywords: Motores elétricos;Electric motors;Motores electricos;PFC;OCC;Fator de potencia;Factor de potencia;Power factor;Malhas de controle;Control meshes;Mallas de control;Clássico de smedley;Clásico de Smedley;Smedley classic;Retificador trifásico;Three phase rectifier;Rectificador trifásico
Issue Date: 10-Oct-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOCK, Alberto Soto. Técnica de controle por ciclo aplicado ao controle de fator de potência e ao acionamento de motores elétricos. 2011. 211f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: No presente trabalho, propõem-se algumas aplicações do Controle por um Ciclo, OCC, a Qualidade de Energia, p.ex. Retificadores Trifásicos Controlados, assim como para Acionamento de Motores, p.ex. Controle de Motores de Indução Trifásicos, enriquecendo as alternativas das estratégias de controle com OCC. Em Qualidade de Energia, está-se propondo um controlador de corrente com OCC utilizando compensador avanço-atraso e um controlador de resistência de entrada baseado no controle da tensão do barramento. Isto ocasiona que as ondas modulantes não sejam mais quase cc, senão que agora sejam ondas quase senoidais Como se mostra matematicamente, esta técnica é equivalente ao controle ZACE (Zero Average Current Error). Assim, a resposta dinâmica do Retificador com OCC é melhorada. Além disso, é proposta uma estratégia de controle com grampeamento de fases sem uso do sensor de tensão da rede elétrica, utilizando PWM Hibrido, HPWM. Como esta proposta de grampeamento é também baseada no compensador avanço-atraso e no controlador da resistência de entrada, mencionados anteriormente, as estratégias de controle clássicas com PWM Descontínuo podem ser usadas por meio de HPWM. Como aplicação desta técnica, o controle por histerese de Malesani utilizando grampeamento é emulado. Em acionamento de motores, é proposto o Controle por Campo Orientado com fluxo estatórico baseado em OCC. Neste sentido, o OCC simplifica o sistema de modulação, que normalmente é feito por meio do PWM vetorial, SVM. Assim mesmo, no intuito de eliminar o acoplamento entre as componentes dq da tensão de controle, é proposta uma estratégia adicional, utilizando a equação do estator do MI. Por outro lado, é proposto também o Controle Direto de Conjugado, DTC, baseado na técnica OCC. Assim, consegue-se diminuir a ondulação do conjugado e melhorar sua resposta dinâmica. A análise matemática e física assim como resultados de simulação e experimentais, validam as técnicas propostas.
Keywords: Motores elétricos
Electric motors
Motores electricos
PFC
OCC
Fator de potencia
Factor de potencia
Power factor
Malhas de controle
Control meshes
Mallas de control
Clássico de smedley
Clásico de Smedley
Smedley classic
Retificador trifásico
Three phase rectifier
Rectificador trifásico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3449
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBERTO SOTO LOCK - TESE PPGEE 2011.pdfAlberto Soto Lock - Tese de Doutorado PPGEE 201120.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.