Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
Title: “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
Other Titles: “Making plans to fight back”: the challenges faced by school agents in tackling school dropouts in municipal schools in Fortaleza.
???metadata.dc.creator???: LIMA TERCEIRO, Gael Barros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CUNHA, Luis Henrique.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Ramonildes Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
Keywords: Evasão escolar - combate;Agentes escolares - Fortaleza - CE;Fortaleza - CE - escolas municipais;Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE;Escola e família - mediação de Agentes Escolares;Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE;School truancy - combat;School agents - Fortaleza - CE;Fortaleza - CE - municipal schools;School Agent Program - Fortaleza - CE;School and family - mediation by School Agents;Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará. Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias, bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes.
Abstract: The research presented here has as object of study the school agents of the municipality of Fortaleza - Ceará and as an analysis unit the project to combat school dropout developed by the Municipal Department of Education of Fortaleza. Its general objective is to analyze the implication of the insertion of these agents in the school environment of the teaching units of the municipal network of Fortaleza, especially those located in the Conjunto Ceará neighborhood. To this end, it sought to understand the dynamics of practical learning for the performance of their functions, the techniques and strategies of interaction with the community of students and their families, as well as to analyze how school agents perceive their role of social mediation and the results they have achieved with their work from August 2021 to December 2022. This is qualitative exploratory research. As methodological procedures, interviews were conducted with school agents. The research highlights positive and negative aspects faced by school agents and concludes that, despite the difficulties, the program has fulfilled the role of controlling school infrequency and, consequently, avoiding the phenomenon of school dropout. It also emphasizes the importance of the work of school agents in the construction of relationships with the students' families.
Keywords: Evasão escolar - combate
Agentes escolares - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - escolas municipais
Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE
Escola e família - mediação de Agentes Escolares
Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE
School truancy - combat
School agents - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - municipal schools
School Agent Program - Fortaleza - CE
School and family - mediation by School Agents
Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GAEL BARROS LIMA TERCEIRO - MONOGRAFIA CIÊNCIAS SOCIAIS CH 2023.pdfGael Barros Lima Terceiro - Monografia Ciências Sociais CH 2023899.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.