Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNo presente trabalho, escolhi analisar e problematizar um documento histórico e uma fonte histórica específica: a canção. A escolha foi feita partindo do pressuposto de que as relações entre história e canção suscitam debates ainda pouco explorados pelos pesquisadores de história, principalmente no que concerne aos discursos formadores de opinião e construtores de estereótipos e identidades. Além do mais as novas concepções de documento histórico, juntamente com as transformações teóricas e práticas que o fazer do historiador vem passando, possibilitaram ampliar o campo e uso de diferentes e novas linguagens no ensino e na pesquisa em História. Assim, entendo que a canção merece ser encarada como uma rica fonte para se compreender certos aspectos da nossa cultura e repensar a história de grupos e setores da sociedade pouco lembrados pela historiografia. Proponho-me a investigar e perceber como a canção nos serve enquanto documento histórico e como através dela foi refletida a imagem do Estado e seus meios de disciplinarização da sociedade, sob a ótica das bandas de rock dos anos 80. Com o seu grande alcance junto a todas as camadas da sociedade e sua capacidade de despertar as mesmas emoções e sentimentos em indivíduos de diversas localidades, a música é uma forma de politizar a sociedade. Ela se consolidou como um elemento de construção da sociedade brasileira, confirmando a idéia de Juça de que ―A arte é o maior instrumento de inovação e interação entre todas as contradições. É também uma das principais alavancas do desenvolvimento social‖. Ousamos ainda contribuir para a consolidação das possibilidades de pesquisa abertas pela aproximação de campos de estudos distintos: A canção e a história. Nossos interesses de estudo estão inseridos em abordagens historiográficas como as linhas de investigação da ―nova história cultural‖; o que não nos impede de modo algum de utilizar possíveis contribuições de outras correntes historiográficas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleCanção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511-
dc.date.accessioned2024-02-15T23:59:18Z-
dc.date.available2024-02-15-
dc.date.available2024-02-15T23:59:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCanção como documento históricopt_BR
dc.subjectCanção como fonte históricapt_BR
dc.subjectFonte histórica cançãopt_BR
dc.subjectMúsica e Históriapt_BR
dc.subjectHistória e cançõespt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectDocumento histórico - cançãopt_BR
dc.subjectSong as a historical documentpt_BR
dc.subjectSong as a historical sourcept_BR
dc.subjectHistorical song sourcept_BR
dc.subjectMusic and Historypt_BR
dc.subjectHistory and songspt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectHistorical document - songpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Hilmaria Xavier.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWritten song, sung history and the momentum of historiography: the song as a historical document for thinking about state and society.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Hilmaria Xavier. Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 10 - História e Documentos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-15. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: História e Documentos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CANÇÃO ESCRITA, HISTÓRIA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2009.pdfCanção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2009365.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.