Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532
Title: Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula.
Other Titles: Student reports on teaching practice in initial training: investigating paradigmatic affiliations in the class event.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RÉGIS, Laura Dourado Loula.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FLORENCIO, José Herbertt Neves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PATRIOTA, Luciene Maria.
Keywords: Prática docente;Relatos de discentes;Formação docente inicial;Saberes docentes;Paradigmas de ensino;Tipologia de conteúdos - aulas;Teaching practice;Student reports;Initial teacher training;Teaching knowledge;Teaching paradigms;Type of content - classes
Issue Date: 4-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de. Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula. 2020. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como questionamento: Como discentes do curso de Letras: Língua Portuguesa (UFCG) relatam a filiação paradigmática de práticas docentes em evento aula na formação inicial? A partir disso, traçamos como objetivo geral: investigar a filiação paradigmática de práticas docentes em evento aula na formação inicial, relatadas por discentes do curso de Letras: Língua Portuguesa (UFCG). Como objetivos específicos: (i) identificar as práticas docentes mais recorrentes aos professores no evento aula; (ii) categorizar as práticas docentes em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para fins de análise; e (iii) relacionar os tipos de conteúdo à filiação paradigmática tradicional ou emergente. Para isso, metodologicamente, realizamos uma pesquisa documental, de abordagem quanti-qualitativa, e cunho descritivointerpretativo, considerando vinte e cinco (25) relatos de discentes matriculados na TELL-Metodologias ativas em sala de aula, ministrada no período 2019.2, na Universidade Federal de Campina Grande, que filiavam os docentes da mesma IES a um paradigma educacional, e justificavam tal escolha com base em suas práticas docentes. A partir da análise do nosso corpus de pesquisa, adotamos como categorias de análise a tipologia de conteúdos segundo Zabala (1998): os conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais. Teoricamente, consideramos os estudos sobre paradigmas de ensino, com foco no paradigma tradicional e no paradigma emergente; os estudos sobre formação docente, através dos saberes docentes; e sobre a aula como um evento. A análise realizada demonstra que os docentes da referida Unidade estão filiados ao paradigma tradicional, tendo em vista a forma com que os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais se revelaram. Desse modo, esta pesquisa apresenta como principal contribuição a reflexão acerca da formação inicial, comprovando que os saberes experienciais se sobrepõem aos demais, uma vez que são determinantes para a compreensão da formação docente. Além disso, refletimos sobre como as práticas de docentes filiados ao paradigma tradicional pode interferir nas práticas futuras de discentes de formação inicial.
Keywords: Prática docente
Relatos de discentes
Formação docente inicial
Saberes docentes
Paradigmas de ensino
Tipologia de conteúdos - aulas
Teaching practice
Student reports
Initial teacher training
Teaching knowledge
Teaching paradigms
Type of content - classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUELA RODRIGUES DE OLIVEIRA - TCC LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA CH 2020.pdfEmanuela Rodrigues de Oliveira - TCC Letras Língua Portuguesa CH 2020.677.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.