Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, E. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0968383512423747pt_BR
dc.contributor.advisor1RÉGIS, Laura Dourado Loula.-
dc.contributor.advisor1IDRÉGIS, L. D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566168425348622pt_BR
dc.contributor.referee1FLORENCIO, José Herbertt Neves.-
dc.contributor.referee1IDFLORENCIO, J. H. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.contributor.referee2PATRIOTA, Luciene Maria.-
dc.contributor.referee2IDPATRIOTA, L. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0206758132708524pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como questionamento: Como discentes do curso de Letras: Língua Portuguesa (UFCG) relatam a filiação paradigmática de práticas docentes em evento aula na formação inicial? A partir disso, traçamos como objetivo geral: investigar a filiação paradigmática de práticas docentes em evento aula na formação inicial, relatadas por discentes do curso de Letras: Língua Portuguesa (UFCG). Como objetivos específicos: (i) identificar as práticas docentes mais recorrentes aos professores no evento aula; (ii) categorizar as práticas docentes em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para fins de análise; e (iii) relacionar os tipos de conteúdo à filiação paradigmática tradicional ou emergente. Para isso, metodologicamente, realizamos uma pesquisa documental, de abordagem quanti-qualitativa, e cunho descritivointerpretativo, considerando vinte e cinco (25) relatos de discentes matriculados na TELL-Metodologias ativas em sala de aula, ministrada no período 2019.2, na Universidade Federal de Campina Grande, que filiavam os docentes da mesma IES a um paradigma educacional, e justificavam tal escolha com base em suas práticas docentes. A partir da análise do nosso corpus de pesquisa, adotamos como categorias de análise a tipologia de conteúdos segundo Zabala (1998): os conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais. Teoricamente, consideramos os estudos sobre paradigmas de ensino, com foco no paradigma tradicional e no paradigma emergente; os estudos sobre formação docente, através dos saberes docentes; e sobre a aula como um evento. A análise realizada demonstra que os docentes da referida Unidade estão filiados ao paradigma tradicional, tendo em vista a forma com que os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais se revelaram. Desse modo, esta pesquisa apresenta como principal contribuição a reflexão acerca da formação inicial, comprovando que os saberes experienciais se sobrepõem aos demais, uma vez que são determinantes para a compreensão da formação docente. Além disso, refletimos sobre como as práticas de docentes filiados ao paradigma tradicional pode interferir nas práticas futuras de discentes de formação inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleRelatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula.pt_BR
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532-
dc.date.accessioned2024-02-16T18:57:22Z-
dc.date.available2024-02-16-
dc.date.available2024-02-16T18:57:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRelatos de discentespt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectParadigmas de ensinopt_BR
dc.subjectTipologia de conteúdos - aulaspt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectStudent reportspt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectTeaching paradigmspt_BR
dc.subjectType of content - classespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudent reports on teaching practice in initial training: investigating paradigmatic affiliations in the class event.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de. Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula. 2020. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUELA RODRIGUES DE OLIVEIRA - TCC LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA CH 2020.pdfEmanuela Rodrigues de Oliveira - TCC Letras Língua Portuguesa CH 2020.677.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.