Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste texto apresenta o relato de uma pesquisa envolvendo a contribuição da história da matemática na aprendizagem do ensino fundamental, realizada com 20 professores de matemática, que lecionam na rede publica e privada da cidade de Catolé do Rocha/PB. Apoiados nos escritos de Piaget (1990), Valdés (2002), Tahan (1984), entre outros e confiando nos educadores por serem considerados como ator social que tem suas diversidades, realidades e vivenciarem um momento em que o conhecimento da história da matemática deveria ser parte indispensável como instrumento em seu ensino. No entanto, permite ao professor evoluir em seu trabalho educativo, visualizar melhor o futuro, descobrindo as dificuldades do passado. Investigou-se a partir de um questionário sobre a história da matemática, pois, não se dá significado histórico ao que se está ensinando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleVivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539-
dc.date.accessioned2024-02-16T21:27:09Z-
dc.date.available2024-02-16-
dc.date.available2024-02-16T21:27:09Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática e Históriapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectmatemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics and Historypt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectMathematics in elementary schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTINS, Maria da Luz Lira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperiencing mathematics through its history: case study in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Maria da Luz Lira. Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 11 - História e Filosofia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Filosofia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 11 2009.pdfVivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 11 2009104.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.