Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoCom a decretação da anistia, Pernambuco tornou-se palco de várias atividades culturais, mas uma delas teve um especial destaque por unir elementos artísticos e políticos: as eleições de 1982. Essas atividades representaram um novo momento da propaganda política, sobretudo no Estado de Pernambuco, mas existiam barreiras impostas para limitar o avanço de novos partidos criados com a recente abertura política, resultando na manutenção do poder sob a égide dos partidos tradicionais. Entre as medidas utilizadas vale lembrar que, naquela época, vigorava a Lei Falcão1, instituída na Ditadura Militar, que proibia a propaganda eleitoral e permitia apenas a veiculação de programas mediados pela censura. A lei tinha como principal propósito limitar a propaganda do partido de oposição ao governo, o MDB. O movimento de Brigada Muralista2 teve início com um mural pintado na Rua da União, no Bairro da Boa Vista3 – Recife, e foi denominado Brigada Portinari. As motivações relativas à escolha do nome giram em torno da coerência tanto ideológica quanto profissional do pintor. Cândido Portinari militou no Partido Comunista até poucos anos antes de sua morte, em 1962, bem como vivenciou diferentes momentos em sua produção artística, tendo produzido uma parcela significativa dela por encomendas (assim como muitos dos murais propagandísticos) tanto de gêneros tradicionais, como retratos, quanto de murais histórico-nativistas, elaborados para instituições públicas ou privadas4. É preciso entender, dessa forma, que em ambos os casos a imagem da propaganda era produzida com o objetivo de conquistar o apoio popular para o momento histórico-político que os dois lugares atravessavam. No Chile, os murais buscavam conscientizar a população quanto às tendências socialistas e, em Pernambuco, quanto ao momento de abertura política. Nesse sentido, os murais representavam não apenas valores políticos e ideológicos, mas também tensões internas no campo político.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA cidade como tela: as brigadas muralistas nas cidades de Olinda e Recife (1982-1990).pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34540-
dc.date.accessioned2024-02-16T22:56:35Z-
dc.date.available2024-02-16-
dc.date.available2024-02-16T22:56:35Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBrigadas muralistaspt_BR
dc.subjectRecife - 1982-1990 - brigadas muralistaspt_BR
dc.subjectOlinda - 1982-1990 - brigadas muralistaspt_BR
dc.subjectPropaganda política - Recife e olinda - 1982-1990pt_BR
dc.subjectHistória política de Pernambucopt_BR
dc.subjectExilados políticos - retorno ao Brasilpt_BR
dc.subjectLei Falcãopt_BR
dc.subjectArtistas e propaganda política - Pernambucopt_BR
dc.subjectLetreiros murais - políticapt_BR
dc.subjectBrigada portinari - Pernambucopt_BR
dc.subjectMurais propagandísticos - Pernambucopt_BR
dc.subjectHistória de Pernambuco - políticapt_BR
dc.subjectMural brigadespt_BR
dc.subjectRecife - 1982-1990 - muralist brigadespt_BR
dc.subjectOlinda - 1982-1990 - muralist brigadespt_BR
dc.subjectPolitical propaganda - Recife and Olinda - 1982-1990pt_BR
dc.subjectPolitical history of Pernambucopt_BR
dc.subjectPolitical exiles - return to Brazilpt_BR
dc.subjectFalcão Lawpt_BR
dc.subjectArtists and political propaganda - Pernambucopt_BR
dc.subjectWall signs - politicspt_BR
dc.subjectPortinari Brigade - Pernambucopt_BR
dc.subjectAdvertising murals - Pernambucopt_BR
dc.subjectHistory of Pernambuco - politicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Elizabet Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe city as a canvas: the muralist brigades in the cities of Olinda and Recife (1982-1990).pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Elizabet Soares de. A cidade como tela: as brigadas muralistas nas cidades de Olinda e Recife (1982-1990). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 12 - História e Imagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34540pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Imagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CIDADE COMO TELA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 12 2009.pdfA cidade como tela: as brigadas muralistas nas cidades de Olinda e Recife (1982-1990). - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 12 2009155.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.