Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34541
Title: | A escrita das imagens e a escrita das margens (Jardim do Seridó/RN, 1950 - 1980). |
Other Titles: | The writing of images and the writing of the margins (Jardim do Seridó/RN, 1950 - 1980). |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Rosenilson da Silva. |
Keywords: | Jardim do Seridó - RN;Homens infames - Jardim do Seridó - RN;José Modesto Pereira - fotógrafo;Leitura da imagem;Fotografia como fonte histórica;Iconografia;Análise do discurso e fotografia;Fotografia e História;Imagens de homens;Infamous men - Jardim do Seridó - RN;José Modesto Pereira - photographer;Image reading;Photography as a historical source;Iconography;Discourse analysis and photography;Photography and History;Images of men |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Rosenilson da Silva. A escrita das imagens e a escrita das margens (Jardim do Seridó/RN, 1950 - 1980). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 12 - História e Imagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34541 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho nos propomos a fazer uma história dos homens infames da cidade de Jardim do Seridó/RN entre as décadas de 1950 – 1980 a partir da fotografia. Esse foi o período em que, José Modesto de Azevedo, autor das fontes selecionadas, esteve atuante no ofício de fotógrafo e por isso justifica o nosso recorte temporal. Partimos dos diálogos com Barros, Dantas e Foucault para pensar uma leitura da imagem e dos sujeitos infames na imagem a partir do cruzamento da iconografia com entrevistas e jornais da época. Como método a análise do discurso, em suas três dimensões: intertexto, intratexto e contexto, como meio de acessar e revelar algo sobre atores sociais que foram postos ao lado da história, ou fora dela. As imagens produzidas por José Modesto nos dão a ver, quando questionadas, uma cidade a contrapelo, sujeitos silenciados, práticas indesejadas e a necessidade de uma leitura crítica da imagem. |
Keywords: | Jardim do Seridó - RN Homens infames - Jardim do Seridó - RN José Modesto Pereira - fotógrafo Leitura da imagem Fotografia como fonte histórica Iconografia Análise do discurso e fotografia Fotografia e História Imagens de homens Infamous men - Jardim do Seridó - RN José Modesto Pereira - photographer Image reading Photography as a historical source Iconography Discourse analysis and photography Photography and History Images of men |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34541 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Imagens. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A ESCRITA DAS IMAGENS - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 12 2009.pdf | A escrita das imagens e a escrita das margens (Jardim do Seridó/RN, 1950 - 1980). - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 12 2009 | 530.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.