Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545
Title: Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora.
Other Titles: Images in History textbooks in the initial grades: a comparative and evaluative analysis.
???metadata.dc.creator???: OLIM, Bárbara Barros de.
Keywords: Livro didático de História;Imagens em livros didáticos;Análise de livros didáticos - História;Ensino de História - livro didático;Imagem - leitura;Função didática da imagem;Coleção Projeto Pitanguá - Editora Moderna;Coleção Pelos Caminhos da História - Editora Positivo;Coleção de Olho no Futuro - Editora Quinteto Editorial;History textbook;Images in textbooks;Textbook analysis - History;Teaching History - textbook;Image - reading;Didactic function of the image;Pitanguá Project Collection - Editora Moderna;Collection Along the Paths of History - Editora Positivo;Eye on the Future Collection - Editora Quinteto Editorial
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIM, Bárbara Barros de. Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 12 - História e Imagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545
???metadata.dc.description.resumo???: No guia do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático, consta, dentre os vários critérios de avaliação “observar se as ilustrações, importantes no auxílio à compreensão e potencialização do texto, são adequadas às finalidades para as quais foram utilizadas, de forma que sejam fáceis para o aluno apreendê-las, mas também que estimulem a curiosidade, o pensamento e as discussões entre os alunos”. Esses, dentre outros critérios fez o Grupo de Pesquisa em Ensino de História voltar-se para a análise das imagens nos livros didáticos quando seu principal projeto tornou-se a criação de uma coleção de livros regionais. Assim, o presente artigo tem como objetivo comunicar os resultados da análise de três coleções de livros didáticos de 1ª a 4ª séries, avaliando cada uma delas. As coleções utilizadas em nossa pesquisa são: Projeto Pitanguá, da editora Moderna; Pelos caminhos da História, da editora Positivo; De olho no futuro, da editora Quinteto Editorial, todas avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. A metodologia da pesquisa contou com o preenchimento e tabulação de dados de formulários sobre as imagens encontradas nos livros citados, contemplando os seguintes indicadores: tipo de ilustração, função didática da imagem, atividade relacionada a imagem, legenda, cor e orientação do manual do professor. Objetivando assim uma análise comparativa e avaliadora destas coleções. O exame foi amparado nos conceitos de níveis de leitura da imagem de Panofsky, de função didática da imagem, desenvolvido por Rodríguez-Diéguez com base na teoria das funções linguísticas de Jakobson e no conceito de alfabetismo visual de Donis A. Dondis. A pesquisa a ser apresentada está concluída e consiste no trabalho monográfico, usado como pré-requisito para o término do Curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal de Sergipe.
Keywords: Livro didático de História
Imagens em livros didáticos
Análise de livros didáticos - História
Ensino de História - livro didático
Imagem - leitura
Função didática da imagem
Coleção Projeto Pitanguá - Editora Moderna
Coleção Pelos Caminhos da História - Editora Positivo
Coleção de Olho no Futuro - Editora Quinteto Editorial
History textbook
Images in textbooks
Textbook analysis - History
Teaching History - textbook
Image - reading
Didactic function of the image
Pitanguá Project Collection - Editora Moderna
Collection Along the Paths of History - Editora Positivo
Eye on the Future Collection - Editora Quinteto Editorial
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Imagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 12 2009.pdfImagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 12 2009130.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.