Grupo de Trabalho 14: História e Sensibilidades: Caminhos Teórico-Metodológicos. Collection home page

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Coordenadores do GT 14:

Iranilson Buriti de Oliveira - UFCG

Carlos Alberto Alves de Souza - UFCG

Alexandre Castro de Farias - UFCG

O debate entre as sensibilidades e a história é, sem dúvida, um dos temas que mais interessam à comunidade historiadora atualmente, pois estas práticas, suas temporalidades e suas escritas tornaram-se parte fundamental da configuração de nosso saber, por suas formas de existência, suas regras especificadas, seu modo de funcionamento, a maneira pela qual essa configuração de conhecimento se enraíza na sociedade. De Lucien Febvre a Michel Foucault, é esse espaço do saber que se abre novamente à operação historiográfica: tratar-se-á, pois, para esta genealogia dos sentimentos na história, de marcar as suas singularidades e reencontrar as diferentes cenas onde a amizade, a solidão, a saudade, a tristeza, a morte, o amor desempenharam seus papéis distintos. Desse modo, este grupo de trabalho se propõe a examinar o lugar e a contribuição, na história, das formas de ser e sentir, da própria fabricação das diferentes sensibilidades no tempo. Trata-se de acolher pesquisas que desenvolvam a temática das sensibilidades, mais do que isso, se instaura uma abertura para tantos temas e possibilidades de pesquisas, na medida em que este grupo de discussão pretende-se também um espaço de exercício de pesquisa histórica e seus problemas teóricometodológicos. Esse exercício teórico demarca a importância do debate sobre as múltiplas possibilidades de fontes e suas articulações com a história assim como com outros saberes. As sensibilidades não aparecem na pesquisa do historiador como que surgidas do nada, o seu próprio debate tem uma localização histórica, este debate se anuncia dentro de um movimento de crise dos paradigmas modernos. Já dizia Febvre em seu livro Combates Pela A História, que não encontrava livros em que fosse conceituado o tema das sensibilidades. Enfim, são esses os objetivos principais, analisar historicamente como se construíram representações, discursos e experiências de sensibilidades. Se o historiador cultural estuda tudo que no mundo está, não há como negar que as sensibilidades existem, não como um dado, mas temporalmente, muitos pensam que é o tema que circunscreve a historicidade do trabalho, mas isso é um engano, o que faz com que o trabalho esteja inserido dentro de uma determinada tradição é a própria habilidade de quem o opera, os recortes que nele se instauram.

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2009O mundo siderado: o dasein com uma dor.SOUZA, Carlos Alberto Alves de.; AGRA DO Ó, Alarcon.
2009“O caba cava a cova e leva a vela pra não morrer sem ela”: sentimentos e histórias de vida, morte e de corpos mutilados no Caulim.CUNHA, Inairan Cristino.
2009O corpo biografemático: Clarice Lispector.FARIAS, Alexandre Castro de.; AGRA DO Ó, Alarcon.
2009História e sensibilidades: uma análise da produção historiográfica sobre os afetos na contemporaneidade (1990-2007).SILVA, Raniery Bezerra da.; MENESES, Joedna Reis de.
2009“De volta para casa”: uma análise dos discursos e práticas que permearam e permeiam a construção da reforma psiquiátrica na cidade de Campina Grande, de 2001 aos dias atuais.OLIVEIRA, Mirella Cândido Burity de.; AGRA do Ó, Alarcon.
2009A História da loucura em Campina Grande-PB (1963-2005): estudos sobre o Instituto Campinense de Neuropsiquiatria e Reabilitação Funcional – ICANERF (Hospital Dr. João Ribeiro).SILVA, Maria do Socorro.; OLIVEIRA, Iranilson de Buriti de.
2009As sensibilidades diante da morte: sentimentos e religiosidades na sociedade Maragojipana na transição do século XIX até as primeiras décadas do XX.NASCIMENTO, Antonio da Conceição.
2009Amor materno: a construção da relação entre mães e crianças no cuidar.SOUZA, Adriana Aparecida de.; GERMANO, José Willington.
2009A produção Social-Histórica do amor.SILVA, Vergas Vitória Andrade da.
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