Grupo de Trabalho 18: História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Collection home page

Logo
Coordenador do GT 18:

Lindercy Francisco Tomé de Souza Lins - UERN

Este Grupo de Trabalho tem por finalidade reunir pesquisadores que versam seus estudos para a História Política em suas diversas abordagens. A partir da inserção da abordagem cultural e social, a história política sofreu transformações relevantes, pois englobou novas perspectivas nos estudos políticos, além perceber a política numa abordagem mais ampla, e não apenas ao Estado, tampouco se resume a feitos políticos ou medidas administrativas dos governantes. Há que se pensar na história das instituições, como Sindicatos, Partidos, Casas Legislativas, Igrejas, ONG´s, Fundações, Maçonaria, dentre outras que ganham dimensão política a partir do aguçado olhar do historiador que se envereda pela área. Além do mais, com a difusão da história cultural, a história política ganhou ferramentas de análise, além de dimensões novas de pesquisa, quais sejam: análise da cultura política e história cultural da política. A primeira diz respeito a uma série de manifestações dos políticos sobre aspectos da sociedade, como o comportamento e as escolhas feitas em determinada realidade, as tradições políticas das instituições, as posturas políticas, as representações, ritos e símbolos criados, redimensionados ou apropriados, sejam pelos agrupamentos partidários ou pelas elites políticas com intuito de manutenção de poder. A abordagem da história cultural da política relaciona-se com o impacto da política na cultura social, por exemplo, como um determinado jornal viu e tratou figuras políticas, ou mesmo a forma pela qual escritores viram a política através de suas obras, são campos da história cultural em sua dimensão política. Uma crítica justa que se fazia contra a história política tradicional era a ausência de fontes que não fossem estatais e um excesso de subjetivismo na análise dos acontecimentos, pois a explicação beirava mais a psicologia e o acaso do que pressões dos grupos e condicionantes econômicos. Atualmente, a história política, por ter ampliado seu raio de investigação e seu diálogo com outras ciências humanas, sobretudo com a ciência política, dispõe de elenco vasto de fontes. Seu leque vai desde os documentos oficiais, tão bem trabalhados pelos ditos positivistas, mas, de uns anos para cá, tem servido também para a história cultural, estatísticas, documentos partidários, imprensa, oralidade etc., ou seja, boa parte da documentação utilizada por outras correntes históricas.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 16 of 16
Issue DateTitleAuthor(s)
2009Ver e dizer “o ser semiárido”: as políticas públicas de convivência como fontes históricas.SÁ, Almair Morais de.; FORTUNATO, Maria Lucinete.
2009Um olhar sobre o legislativo de Jaguaribe: a experiência de jovens pesquisadores entre a casa do povo e a sociedade.PEIXOTO, Aline Teixeira.
2009Tecendo fios: memória e cotidiano do integralismo na cidade de Barbalha-CE (1933-1950).SOUSA, Samuel Pereira de.
2009O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o livro didático de História do Brasil no período imperial.SALES, André Mendes.
2009O movimento sindical em Sergipe em tempos de redemocratização (1981-1999).NASCIMENTO, José Domingos Santos.; CRUZ, José Vieira da.
2009Na cuca de seu quelê: uma análise histórico-psicanalítica do coronel petrolinense Clementino Coelho.AQUINO, Thulio André Moura de.
2009Memórias do riso: reminiscências do “Carnaval de Chumbo” no Recife (1968-1975).MELO, Diogo Barreto.
2009“O diabo é vermelho”: cultura política anticomunista na Paraíba (1930-1964).CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
2009Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.SILVA, Sílvio César Lopes da.; SILVA, Maria Raquel.
2009Interseção entre cultura e política a partir do uso de músicas em campanhas eleitorais.LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
2009Economia algodoeira e elites políticas na Zona da Mata Norte de Pernambuco – 1880/1920.SOUZA, Cláudio Roberto de.
2009Controle e opressão: a política de vigilância da sociedade através de documentos da esquerda clandestina nos tempos de ditadura na cidade do Recife.LIMA, Roberto Diego de.
2009A política de colonização no segundo império: o caso da Colônia Militar de Pimenteiras.LIMA, Carla Fernanda de.
2009“A cruz, a foice e o gavião”: mas onde estavam os pintos? – a experiência organizacional dos trabalhadores rurais na cidade Crato (1962-1970).SILVA, João Paulo Fernandes da.
2009A construção de um mito pelo avesso: Rui Barbosa na literatura educacional.SANTOS, Fábio Alves dos.
2009A atuação do Legislativo Municipal Carioca no início da década de 1920.SILVA, Thais Lopes.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 16 of 16