Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA pesquisa visa apresentar uma análise da arquitetura escolar edificada em Maceió no período compreendido entre o final do século 19 até a década de 1930, incluindo os primeiros Grupos Escolares (de iniciativa pública) e as Escolas e Colégios constituídos por iniciativas particulares ou de instituições religiosas (católicas ou protestantes). A metodologia aporta-se em pesquisa bibliográfica sobre a arquitetura escolar e o processo reformador do século 19, utilizando-se de projetos arquitetônicos (plantas, cortes e elevações) e fotografias antigas dos exemplares escolhidos, focando o entendimento e estudo da organização, planejamento e configuração do espaço como meio de educar e civilizar. As instituições escolares passaram a adquirir importância no contexto das cidades no momento em que os centros administrativos e econômicos foram consolidados na segunda metade do século XIX. No Brasil, o novo cenário republicano urbano foi reconfigurado, saneado e embelezado, ao mesmo tempo em era construída a identidade nacional, sendo que o papel da escola passou a ser o do aprimoramento moral, racional e científico do ser humano, atendendo a novas necessidades pedagógicas, sendo que para isso, passou simultaneamente por uma reforma espacial, passando a simbolizar a ―ordem e o progresso‖, devendo refletir o ideal daquele momento histórico tanto em seu projeto pedagógico quanto em seu aspecto físico, ideal que permanece até os dias atuais. Ao tratar do espaço educacional em um Estado que apresenta o paradoxo de ter constituído o berço de uma elite cultural destacada nacionalmente na década de 1930, paralelamente aos maiores índices de analfabetismo do país em toda a sua trajetória, será retomado o estudo histórico das elites oligárquicas que marcaram a sociedade e ainda refletem no cenário cultural e educacional do Estado de Alagoas. Assim, as análises não se restringirão às tipologias arquitetônicas e configurações espaciais, mas à relação das edificações com a cidade dentro do contexto regional de política (ou ausência de) educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titlePrimeiros grupos escolares em Maceió: histórias e imagens.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34568-
dc.date.accessioned2024-02-19T10:55:35Z-
dc.date.available2024-02-19-
dc.date.available2024-02-19T10:55:35Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGrupos escolares - Maceió - ALpt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Maceió - ALpt_BR
dc.subjectMaceió - AL - grupos escolarespt_BR
dc.subjectArquitetura escolar edificada - Maceió -ALpt_BR
dc.subjectProcesso reformador - Arquiteturapt_BR
dc.subjectTipologias arquitetônicas - escolas - Maceió-ALpt_BR
dc.subjectHistória e Arquiteturapt_BR
dc.subjectDocumentos de Arquiteturapt_BR
dc.subjectProjetos arquitetônicos e Históriapt_BR
dc.subjectGrupo Escolar Diegues Júnior - Maceió - AL - fotopt_BR
dc.subjectColégio Santíssimo Sacramento - Maceió - AL - fotopt_BR
dc.subjectColégio Guido de Fontgalland - Maceió - AL - fotopt_BR
dc.subjectEdificações escolares - Maceió - ALpt_BR
dc.subjectSchool groups - Maceió - ALpt_BR
dc.subjectHistory of Education - Maceió - ALpt_BR
dc.subjectMaceió - AL - school groupspt_BR
dc.subjectBuilt school architecture - Maceió -ALpt_BR
dc.subjectReforming process - Architecturept_BR
dc.subjectArchitectural typologies - schools - Maceió-ALpt_BR
dc.subjectHistory and Architecturept_BR
dc.subjectArchitectural Documentspt_BR
dc.subjectArchitectural projects and Historypt_BR
dc.subjectDiegues Júnior School Group - Maceió - AL - photopt_BR
dc.subjectColégio Santíssimo Sacramento - Maceió - AL - photopt_BR
dc.subjectColégio Guido de Fontgalland - Maceió - AL - photopt_BR
dc.subjectSchool buildings - Maceió - ALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Bárbara César.-
dc.creatorMANHAS, Adriana Capretz Borges da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFirst school groups in Maceió: stories and images.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Bárbara César; MANHAS, Adriana Capretz Borges da Silva. Primeiros grupos escolares em Maceió: Histórias e Imagens. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 12 - História e Imagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34568pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Imagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 12 2009.pdfPrimeiros grupos escolares - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 12 2009.210.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.