Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
Title: Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
Other Titles: Tool for the new educator: the study of African slavery through Blogs.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.
SILVA, Waldinea Cacilda da.
Keywords: Blogs - escravidão africana;Internet e ensino de História;Internet e ensino de História;Ensino de História;Tecnologias da informação e comunicação - História;Pesquisa histórica - internet;Professores de história e novas tecnologias;Blogs e pesquisa histórica;Escravidão africana;Brasil colonial - escravidão;História do Brasil colonial - escravidão;Tecnologia e pesquisa histórica;Fontes históricas digitais - blogs;Blogs - African slavery;Internet and History teaching;Internet and History teaching;Teaching History;Information and communication technologies - History;Historical research - internet;History teachers and new technologies;Blogs and historical research;African slavery;Colonial Brazil - slavery;History of colonial Brazil - slavery;Technology and historical research;Digital historical sources - blogs
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
???metadata.dc.description.resumo???: A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história.
Keywords: Blogs - escravidão africana
Internet e ensino de História
Internet e ensino de História
Ensino de História
Tecnologias da informação e comunicação - História
Pesquisa histórica - internet
Professores de história e novas tecnologias
Blogs e pesquisa histórica
Escravidão africana
Brasil colonial - escravidão
História do Brasil colonial - escravidão
Tecnologia e pesquisa histórica
Fontes históricas digitais - blogs
Blogs - African slavery
Internet and History teaching
Internet and History teaching
Teaching History
Information and communication technologies - History
Historical research - internet
History teachers and new technologies
Blogs and historical research
African slavery
Colonial Brazil - slavery
History of colonial Brazil - slavery
Technology and historical research
Digital historical sources - blogs
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 13: História e Internet Usos, Desafios e O. para o T. com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERRAMENTA DO NOVO EDUCADOR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 13 2009.pdfFerramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 13 200992.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.