Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T15:21:53Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19 | - |
dc.date.available | 2024-02-19T15:21:53Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Blogs - escravidão africana | pt_BR |
dc.subject | Internet e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Internet e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação - História | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa histórica - internet | pt_BR |
dc.subject | Professores de história e novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Blogs e pesquisa histórica | pt_BR |
dc.subject | Escravidão africana | pt_BR |
dc.subject | Brasil colonial - escravidão | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil colonial - escravidão | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e pesquisa histórica | pt_BR |
dc.subject | Fontes históricas digitais - blogs | pt_BR |
dc.subject | Blogs - African slavery | pt_BR |
dc.subject | Internet and History teaching | pt_BR |
dc.subject | Internet and History teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies - History | pt_BR |
dc.subject | Historical research - internet | pt_BR |
dc.subject | History teachers and new technologies | pt_BR |
dc.subject | Blogs and historical research | pt_BR |
dc.subject | African slavery | pt_BR |
dc.subject | Colonial Brazil - slavery | pt_BR |
dc.subject | History of colonial Brazil - slavery | pt_BR |
dc.subject | Technology and historical research | pt_BR |
dc.subject | Digital historical sources - blogs | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. | - |
dc.creator | SILVA, Waldinea Cacilda da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Tool for the new educator: the study of African slavery through Blogs. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 13: História e Internet Usos, Desafios e O. para o T. com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERRAMENTA DO NOVO EDUCADOR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 13 2009.pdf | Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 13 2009 | 92.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.