Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleFerramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580-
dc.date.accessioned2024-02-19T15:21:53Z-
dc.date.available2024-02-19-
dc.date.available2024-02-19T15:21:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBlogs - escravidão africanapt_BR
dc.subjectInternet e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectInternet e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação - Históriapt_BR
dc.subjectPesquisa histórica - internetpt_BR
dc.subjectProfessores de história e novas tecnologiaspt_BR
dc.subjectBlogs e pesquisa históricapt_BR
dc.subjectEscravidão africanapt_BR
dc.subjectBrasil colonial - escravidãopt_BR
dc.subjectHistória do Brasil colonial - escravidãopt_BR
dc.subjectTecnologia e pesquisa históricapt_BR
dc.subjectFontes históricas digitais - blogspt_BR
dc.subjectBlogs - African slaverypt_BR
dc.subjectInternet and History teachingpt_BR
dc.subjectInternet and History teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies - Historypt_BR
dc.subjectHistorical research - internetpt_BR
dc.subjectHistory teachers and new technologiespt_BR
dc.subjectBlogs and historical researchpt_BR
dc.subjectAfrican slaverypt_BR
dc.subjectColonial Brazil - slaverypt_BR
dc.subjectHistory of colonial Brazil - slaverypt_BR
dc.subjectTechnology and historical researchpt_BR
dc.subjectDigital historical sources - blogspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.-
dc.creatorSILVA, Waldinea Cacilda da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTool for the new educator: the study of African slavery through Blogs.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 13: História e Internet Usos, Desafios e O. para o T. com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERRAMENTA DO NOVO EDUCADOR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 13 2009.pdfFerramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 13 200992.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.