Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO ensino de História vem sendo constantemente ressignificado nas últimas décadas, suscitando uma didática que contemple práticas sociais, de cidadania e de inclusão dos educandos no mundo das tecnologias, buscando dessa forma agir em acordo com os novos paradigmas no contexto da sociedade da informação. Para Lévy (1993; 1999; 2000) a emergente cibercultura está proporcionando o surgimento de novas relações com o saber, uma inteligência coletiva disponível na rede com grandes possibilidades de trocas e de diálogos convergentes com interesses e saberes que se estabelecem a partir de uma constante interatividade mútua, pois o usuário não apenas consome passivamente ao que os recursos informatizados oferecem, e sim, ele produz e interage. Por isso, serão evidenciadas em nosso artigo as potencialidades da Rede Social Orkut e de suas Comunidades Virtuais para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa online, objetivando um aprendizado para além d o factual, e da assimilação dos conteúdos, exeqüível também a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades de comunicação diante das necessidades de diversas formas de linguagens, sejam escritas, metalingüísticas, hipertextuais e audiovisuais presentes no universo prático e concreto dos alunos. Em grande medida, nossa proposta surge de uma problemática envolvendo o interesse e a acessibilidade dos educandos em relação ao uso de outras ferramentas da internet para a construção do conhecimento e para a pesquisa por meios das TICs, mas que é possível a partir do Orkut, de sua acessibilidade e de sua fácil interação favorecer a construção do conhecimento e promover gradativa inclusão dos educandos. Partindo do pressuposto que a construção individual é o resultado das interações entre sujeitos mediados pela cultura e pela linguagem (VYGOTSKY, 1991), propomos então a possibilidade de manter Comunidades Virtuais no Orkut como ferramentas pedagógicas, pois estas são ambientes virtuais que reúnem pessoas com afinidades e vivências parecidas e que por isso se comunicam e interagem, viabilizando a construção colaborativa do aprendizado sobre História e/ou para debates envolvendo Temas Transversais. Não problematizamos esta ferramenta como instrumento didático em sala de aula ou como plataformas de EaD, mas sim, como extensões da sala de aula, favorecendo a criação de situações de aprendizagem e utilizando dos recursos audiovisuais, textuais e interativos acessíveis em tal ferramenta de comunicação. Nessas práticas discursivas é possível uma interação verbal e visual viva, significativa que desenvolve a argumentação e leva conseqüentemente a uma maior apropriação dos temas a serem debatidos, organizados, apreendidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleTecendo redes de conhecimento em História: o Orkut como ferramenta de aprendizagem colaborativa.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34588-
dc.date.accessioned2024-02-19T17:59:07Z-
dc.date.available2024-02-19-
dc.date.available2024-02-19T17:59:07Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectOrkutpt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativa - Orkutpt_BR
dc.subjectRede social Orkutpt_BR
dc.subjectRedes de conhecimento em História - Orkutpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCollaborative learning - Orkutpt_BR
dc.subjectOrkut social networkpt_BR
dc.subjectKnowledge networks in History - Orkutpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFONTES, Welton Souto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWeaving knowledge networks in History: Orkut as a collaborative learning tool.pt_BR
dc.identifier.citationFONTES, Welton Souto. Tecendo redes de conhecimento em História: o Orkut como ferramenta de aprendizagem colaborativa. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 15 - Ensino, Pesquisa e Fontes Digitais: o Ofício do Historiador em tempos de Ciberespaço. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34588pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 15: Ensino, Pesquisa e Fontes Digitais: O Ofício de Historiador em Tempos de Ciberespaço.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TECENDO REDES DE CONHECIMENTO EM HISTÓRIA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 15 2009.pdfTecendo redes de conhecimento em História: o Orkut como ferramenta de aprendizagem colaborativa. - I Seminário Nacional Fontes Pesquisa Históricas GT 15 2009127.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.