Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34604
Title: Idéias libertinas para tempos de claustro: a recepção biográfica do Marquês de Sade nos circuitos acadêmicos brasileiros.
Other Titles: Libertine ideas for cloistered times: the biographical reception of the Marquis de Sade in Brazilian academic circuits.
???metadata.dc.creator???: ROBERTO, Maria Clarilene Medeiros Salvador.
Keywords: Recepção biográfica - Marquês de Sade;Marquês de sade;Donatien Alphonse François de Sade;Biografia do Marquês de Sade - recepção no meio acadêmico;Obras proibidas - Marquês de Sade;Biographical reception - Marquis de Sade;marquis de sade;Donatien Alphonse François de Sade;Biography of the Marquis de Sade - reception in academia;Prohibited works - Marquis de Sade
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROBERTO, Maria Clarilene Medeiros Salvador. Idéias libertinas para tempos de claustro: a recepção biográfica do Marquês de Sade nos circuitos acadêmicos brasileiros. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34604
???metadata.dc.description.resumo???: Descendente de uma das mais antigas linhagens da nobreza francesa, Donatien Alphonse François de Sade - o Marquês de Sade - graças ao teor polêmico e inonoclasta da sua vasta produção literária, entrou para o rol das controversas personalidades históricas como ateísta, cético, contestador e niilista. A presente proposta de trabalho tem como objetivo discutir a recepção e a apropriação da biografia de Sade nos circuitos acadêmicos brasileiros, entre o fim da década de 60 e começo dos anos 80 do século XX. As obras do Marquês foram proibidas ou malditas por mais de cem anos. Ainda que tenha vivido num período revolucionário (a Revolução Francesa), Sade foi perseguido, proibido e encarcerado durante a maior parte de sua vida, por todos os regimes sob os quais viveu. Apenas no século XX, as obras do Marquês começaram a ser resgatadas, principalmente a partir da paixão dos artistas surrealistas pelo escritor. Mas, mesmo assim, publicar Sade era motivo para ações judiciais, como ocorreu com o editor Jean-Jacques Pauvert, processado e multado em 1956 por divulgar a obra sadiana. Somente nos anos 60, principalmente após o “Maio de 68”, a obra do Marquês começou a ser mais difundida. Sendo assim, parto do pressuposto de que as idéias libertinas de Sade parecem exercer certo fascínio entre os pensadores submetidos a contextos históricos, mais contemporâneos, marcados pela repressão, censura e autoritarismo, como no caso do Brasil. O trabalho está embasado teoricamente nos textos de Jean Orieux (1986) sobre a arte do biográfo e Pierre Bourdier (2006), sobre a ilusão biográfica e tem como principal fonte a obra Sade: vida e obra, de Fernando Peixoto (1978).
Keywords: Recepção biográfica - Marquês de Sade
Marquês de sade
Donatien Alphonse François de Sade
Biografia do Marquês de Sade - recepção no meio acadêmico
Obras proibidas - Marquês de Sade
Biographical reception - Marquis de Sade
marquis de sade
Donatien Alphonse François de Sade
Biography of the Marquis de Sade - reception in academia
Prohibited works - Marquis de Sade
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34604
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História Oral e Narrativas Biográficas e Autobiográficas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IDEIAS LIBERTINAS PARA TEMPOS DE CLAUSTRO - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdfIdéias libertinas para tempos de claustro: a recepção biográfica do Marquês de Sade nos circuitos acadêmicos brasileiros. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 17 2009123.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.