Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609
Title: Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula.
Other Titles: Telling and retelling stories under the auspices of creating family albums in the classroom.
???metadata.dc.creator???: JUSTINO, Maria Edilene.
SILVA, Keila Queiroz e.
Keywords: Álbuns de famílias;Fotografias familiares;História oral;Narrativas biográficas;Ensino de História;Family albums;Family photographs;Oral history;Biographical narratives;Teaching History
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JUSTINO, Maria Edilene; SILVA, Keila Queiroz e. Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609
???metadata.dc.description.resumo???: Durante algumas décadas questionou-se a validade da oralidade e das narrativas orais no ensino e no meio científico. A história oral (HO) introduzida no Brasil desde os anos 70, com efervescência nas décadas de 80 e 90, consensuada por FERREIRA & AMADO (2000) e por JUCÁ (2006) tem sido discutida e incorporada enquanto uma nova opção metodológica. Desta maneira, sendo a história um tipo especial de narrativa que não foge daquilo que realmente aconteceu, é que se faz necessário reconhecer o alcance desta narrativa especial, para a superação dos estreitos limites da cientificidade, abrindo perspectivas de abordagens mais significativas JUCÁ (2006). Deste modo, se é também através do discurso oral e das narrativas que o ser humano constrói e afirma sua identidade, indubitavelmente tais modalidades merecem nossa ênfase. Em reconhecimento a importância do ensino e dos usos sociais da oralidade e das narrativas no ensino de história, de grande significação n o desenvolvimento das competências comunicativas, e da formação da identidade de sujeitos críticos reflexivos, este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de história permeado pela presença metodológica de narrativas biográficas e autobiográficas Rosenthal (2000), por meio da construção de “álbuns de família”, pelas alunas de graduação em Pedagogia da disciplina “História I na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, oferecida pela UAEd no período 2009.2. Norteamo-nos teoricamente sob a concepção Boseana (1994) da autobiografia enquanto forma predominante da memória de um indivíduo, e ainda sob o olhar da recordação das histórias de vida como oportunidade de favorecer a nós e aos outros um sentimento de identidade disposto em SILVA (1997). Fomos do estudo dos textos teóricos, a pesquisa extra-classe, construção dos Álbuns em sala, e dos acompanhamentos, até as apresentações orais dos “Álbuns de família”em sala de aula. Assim, foi possível constatarmos a mudança de postura das alunas, que passara da resistência ao novo, ao encantamento com as novas, necessárias e diferenciadas formas de condução metodológica do ensino de história favorecendo-as uma nova concepção de história, a mesma que ora prima pela ação consciente do sujeito que constrói e reafirma sua identidade de sujeito histórico ativo e, portanto, contador e fazedor de história(s). Palavras - chave: História Oral. Memórias (Narrativas). Álbuns de Família.
Keywords: Álbuns de famílias
Fotografias familiares
História oral
Narrativas biográficas
Ensino de História
Family albums
Family photographs
Oral history
Biographical narratives
Teaching History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História Oral e Narrativas Biográficas e Autobiográficas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS SOB A ÉGIDE - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdfContando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. - I Seminário Nacional Fontes Pesquisa Históricas GT 17 2009149.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.