Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34620
Title: Interseção entre cultura e política a partir do uso de músicas em campanhas eleitorais.
Other Titles: Intersection between culture and politics based on the use of music in electoral campaigns.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
Keywords: Cultura e política;Músicas de campanha política;Jingles políticos;Música nas campanhas políticas;Política espetáculo - música;Letras de músicas - campanhas políticas;Propaganda política e música;Marketing político e música;Culture and politics;Political campaign songs;Political jingles;Music in political campaigns;Politics spectacle - music;Song lyrics - political campaigns;Political propaganda and music;Political marketing and music
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. Interseção entre cultura e política a partir do uso de músicas em campanhas eleitorais. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34620
???metadata.dc.description.resumo???: As músicas de campanha tem sido, no formato atual de espetacularização da política, um importante canal de construção de imposição de imagens políticas. Apontadas como um eficiente instrumento de ―popularização‖ do candidato, as letras das músicas também têm servido para arrefecer as disputas políticas, através de adjetivações e construções preconceituosas dos grupos e agentes políticos envolvidos. Analisar os sentidos simbólicos das letras de músicas é interessante, dentre outros fatores, para demonstrar os caminhos escolhidos pelo atual formato da política espetáculo, cujos usos, pretendem ser um apelo às sensibilidades e preferências do eleitor em sintonia com sua cultura. Tomamos como caso para análise, as letras de músicas de campanha dos candidatos Veneziano do Rêgo e Rômulo Gouveia à Prefeitura da cidade de Campina Grande, na Paraíba, nas Eleições 2008. O que se viu na campanha foi à encenação e a teatralização do poder. De um lado, um candidato que vestiu muito bem o personagem de Common man ou homem comum, aquele que vive igual a todo mundo; de outro, o popstar, o homem charmoso, narcísico e que se sustenta em nome de sua beleza e poder de sedução. Os dois, cada um com seu estilo e performance, buscaram conquistar o voto do eleitor e expuseram ao máximo seus dotes e resistências físicas, como condição para administrar a cidade. E de tanto estandartizarem tais diferenças, o common man e o popstar produziram uma triste campanha na cidade. Triste porque conseguiram despertar nos eleitores àquilo que o homem tem de mais pernicioso e deplorável em seu espírito: os revanchismos, os preconceitos e as discriminações de classe, de orientação sexual, de raça, de gênero, de corpo, de crença religiosa, só para citar algumas. Um dos pressupostos mais caros à cultura é à busca do respeito à diversidade e a negação de todo e qualquer tipo de discriminação social e vimos surgir durante a campanha, através das letras de músicas, exatamente o oposto: a reprodução da discriminação à figura humana e ao cidadão; a disputa subtraiu do eleitor aquilo que lhe é mais caro: o direito de ouvir propostas e escolher os candidatos a partir desses expedientes. Ao incitar, enquanto estratégia política, a discórdia e o preconceito, o que vimos foi o esvaziamento do discurso político e da verdadeira prática democrática.
Keywords: Cultura e política
Músicas de campanha política
Jingles políticos
Música nas campanhas políticas
Política espetáculo - música
Letras de músicas - campanhas políticas
Propaganda política e música
Marketing político e música
Culture and politics
Political campaign songs
Political jingles
Music in political campaigns
Politics spectacle - music
Song lyrics - political campaigns
Political propaganda and music
Political marketing and music
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34620
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 18: História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTERSEÇÃO ENTRE CULTURA E POLÍTICA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 18 2009.pdfInterseção entre cultura e política a partir do uso de músicas em campanhas eleitorais. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 18 200953.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.