Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoÉ possível perceber que, estando a nossa sociedade hoje, dilacerada por desigualdades e pela competitividade, culturalmente a mesma vem se tornando autoritária e subjugada pela globalização hegemônica neoliberal e por uma história de dominação e opressão. Embora se escute falar nas políticas públicas, em projetos sociais, percebemos que a população acaba despojada dos mesmos, uma vez que lhes falta tudo, e quando pressupõe ter algo, este lhe é dado aos poucos ou pela metade, é o caso da educação e da cultura educacional que foi se configurando em nosso país nas últimas décadas. Buscamos neste artigo, refletir algumas questões referentes à educação, no que tange a escola pública e aos indivíduos que nela participam, ou seja, a comunidade escolar. Temos um modelo de escola que na maioria das vezes não corresponde às necessidades da população, uma vez que segue padrões estatísticos que se configura pela exclusão dos tidos como ―piores‖ e pela classificação daqueles que se destacam como os ―melhores‖. Dessa forma, não é nosso objetivo encontrar soluções, mas sim, propor reflexões que promovam o debate e favoreçam a mudanças por meio da reconstrução de conceitos como participação, relação de saber, escola, dentre outros, tão desgastados e, ao mesmo tempo, tão importantes para a construção de um paradigma realmente participativo e transformador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleNovos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621-
dc.date.accessioned2024-02-20T17:29:51Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2024-02-20T17:29:51Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEscola e atualidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectSchool and current affairspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectSchool communitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Sílvio César Lopes da.-
dc.creatorSILVA, Maria Raquel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNew times, and old problems: reflection on the role of school today.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Sílvio César Lopes da; SILVA, Maria Raquel. Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 18: História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOVOS TEMPOS, E OS VELHOS PROBLEMAS - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 18 2009.pdfNovos tempos, e os velhos problemas - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 18 2009.117.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.