Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
Title: Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
Other Titles: New times, and old problems: reflection on the role of school today.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Sílvio César Lopes da.
SILVA, Maria Raquel.
Keywords: Escola e atualidade;Educação;Escola pública;Comunidade escolar;School and current affairs;Education;Public school;School community
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Sílvio César Lopes da; SILVA, Maria Raquel. Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
???metadata.dc.description.resumo???: É possível perceber que, estando a nossa sociedade hoje, dilacerada por desigualdades e pela competitividade, culturalmente a mesma vem se tornando autoritária e subjugada pela globalização hegemônica neoliberal e por uma história de dominação e opressão. Embora se escute falar nas políticas públicas, em projetos sociais, percebemos que a população acaba despojada dos mesmos, uma vez que lhes falta tudo, e quando pressupõe ter algo, este lhe é dado aos poucos ou pela metade, é o caso da educação e da cultura educacional que foi se configurando em nosso país nas últimas décadas. Buscamos neste artigo, refletir algumas questões referentes à educação, no que tange a escola pública e aos indivíduos que nela participam, ou seja, a comunidade escolar. Temos um modelo de escola que na maioria das vezes não corresponde às necessidades da população, uma vez que segue padrões estatísticos que se configura pela exclusão dos tidos como ―piores‖ e pela classificação daqueles que se destacam como os ―melhores‖. Dessa forma, não é nosso objetivo encontrar soluções, mas sim, propor reflexões que promovam o debate e favoreçam a mudanças por meio da reconstrução de conceitos como participação, relação de saber, escola, dentre outros, tão desgastados e, ao mesmo tempo, tão importantes para a construção de um paradigma realmente participativo e transformador.
Keywords: Escola e atualidade
Educação
Escola pública
Comunidade escolar
School and current affairs
Education
Public school
School community
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 18: História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOVOS TEMPOS, E OS VELHOS PROBLEMAS - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 18 2009.pdfNovos tempos, e os velhos problemas - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 18 2009.117.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.