Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643
Title: História, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico.
Other Titles: History, music and subjectivity: music as a space for the production of historical knowledge.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Lucilvana Ferreira.
NUNES, Mariângela de Vasconcelos.
Keywords: Subjetividades;Música como conhecimento histórico;Conhecimento histórico e música;História e música;História cultural;Música e História;Música e educação;Subjectivities;Music as historical knowledge;Historical knowledge and music;History and music;Cultural history;Music and History;Music and education
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Lucilvana Ferreira; NUNES, Mariângela de Vasconcelos. História, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 20 - História, Imagem e outras Cenas Juvenis. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643
???metadata.dc.description.resumo???: O Pôster que pretendemos expor apresenta uma breve paisagem do trabalho de pesquisa desenvolvido junto à Propesq intitulado "Sentidos singulares e sensibilidade musicais: música, cultura e problematizações para o conhecimento histórico na sala de aula." Nele cartografamos a música como um dos espaços de produção do conhecimento histórico lendo-a como um documento legítimo para esta prática. Partimos da ideia de que esta fonte é capaz de estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Compreendemos que a música além de carregada de historicidade também se constitui enquanto elemento instituidor de subjetividades influenciando na construção de valores e processos de identificação. Para esta empreitada, tomaremos como base os estudos de História Cultural destacando autores como, Michel de Certeau, Stuart Hall, Michel Foucault, entre outros; e o estudo preliminar de algumas entrevistas fechadas e semi-abertas , construídas pelo grupo de pesquisa, realizada em maio de 2009 com alguns alunos do primeiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho situada na cidade de Guarabira.
Keywords: Subjetividades
Música como conhecimento histórico
Conhecimento histórico e música
História e música
História cultural
Música e História
Música e educação
Subjectivities
Music as historical knowledge
Historical knowledge and music
History and music
Cultural history
Music and History
Music and education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 20: História, Imagem e Outras Cenas Juvenis.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA, MÚSICA E SUBJETIVIDADE - A MÚSICA ENQUANTO ESPAÇO - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 20 2009.pdfHistória, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 20 2009124.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.