Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO Pôster que pretendemos expor apresenta uma breve paisagem do trabalho de pesquisa desenvolvido junto à Propesq intitulado "Sentidos singulares e sensibilidade musicais: música, cultura e problematizações para o conhecimento histórico na sala de aula." Nele cartografamos a música como um dos espaços de produção do conhecimento histórico lendo-a como um documento legítimo para esta prática. Partimos da ideia de que esta fonte é capaz de estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Compreendemos que a música além de carregada de historicidade também se constitui enquanto elemento instituidor de subjetividades influenciando na construção de valores e processos de identificação. Para esta empreitada, tomaremos como base os estudos de História Cultural destacando autores como, Michel de Certeau, Stuart Hall, Michel Foucault, entre outros; e o estudo preliminar de algumas entrevistas fechadas e semi-abertas , construídas pelo grupo de pesquisa, realizada em maio de 2009 com alguns alunos do primeiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho situada na cidade de Guarabira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleHistória, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643-
dc.date.accessioned2024-02-20T21:24:45Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2024-02-20T21:24:45Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSubjetividadespt_BR
dc.subjectMúsica como conhecimento históricopt_BR
dc.subjectConhecimento histórico e músicapt_BR
dc.subjectHistória e músicapt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectMúsica e Históriapt_BR
dc.subjectMúsica e educaçãopt_BR
dc.subjectSubjectivitiespt_BR
dc.subjectMusic as historical knowledgept_BR
dc.subjectHistorical knowledge and musicpt_BR
dc.subjectHistory and musicpt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectMusic and Historypt_BR
dc.subjectMusic and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Lucilvana Ferreira.-
dc.creatorNUNES, Mariângela de Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory, music and subjectivity: music as a space for the production of historical knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Lucilvana Ferreira; NUNES, Mariângela de Vasconcelos. História, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 20 - História, Imagem e outras Cenas Juvenis. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 20: História, Imagem e Outras Cenas Juvenis.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA, MÚSICA E SUBJETIVIDADE - A MÚSICA ENQUANTO ESPAÇO - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 20 2009.pdfHistória, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 20 2009124.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.