Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FRANCO, Célia Maria Rufino.-
dc.contributor.advisor1IDFRANCO, C.M.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDRUFINO FRANCO, C.M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728798138944094pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Edna Cordeiro de.-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDE SOUZA, EDNA CORDEIRO.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130264058594944pt_BR
dc.contributor.referee2BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.contributor.referee2IDBRITO, L. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696932840476955pt_BR
dc.description.resumoAs equações diferenciais são de grande importância por estar presente em diversas áreas do conhecimento e ser amplamente reconhecida. Suas equações são ferramentas essenciais para modelar fenômenos físicos, problemas da Engenharia e vários outros campos, onde se faz ne- cessária. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão de literatura, possibilitando a verifi- cação de dificuldades e estratégias sobre o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Inicialmente é abordado um pouco sobre o desenvolvimento histórico das equações, descrevendo seus principais precursores, noções gerais sobre o ensino e a aprendiza- gem e a Modelagem Matemática como metodologia de ensino. Para desenvolver este trabalho, foram selecionados alguns artigos e dissertações publicadas no período de 2017 a 2022 que englobam a temática. Os trabalhos foram organizados e analisados de maneira que envolvam métodos e estratégias de ensino ou avaliações de métodos utilizados. O estudo foi essencial para o conhecimento de recursos e estratégias apresentadas que possam contribuir no ensino e aprendizagem das equações diferenciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleEstudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações.pt_BR
dc.date.issued2024-11-01-
dc.description.abstractDifferential equations are of great importance because they are present in various areas of kno- wledge and are widely recognized. Its equations are essential tools for modeling physical phe- nomena, engineering problems and various other fields where they are needed. The aim of this work is to review the literature, making it possible to verify the difficulties and strategies invol- ved in teaching and learning Ordinary Differential Equations (ODEs). Initially, a little is cove- red about the historical development of equations, describing their main precursors, general notions about teaching and learning and Mathematical Modeling as a teaching methodology. To develop this work, we selected some articles and dissertations published between 2017 and 2022 that cover the subject. The works were organized and analyzed in a way that involved teaching methods and strategies or evaluations of the methods used. The study was essential for learning about resources and strategies that can contribute to the teaching and learning of differential equations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34656-
dc.date.accessioned2024-02-21T17:02:06Z-
dc.date.available2024-02-21-
dc.date.available2024-02-21T17:02:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEquações diferenciaispt_BR
dc.subjectEquações diferenciais - ensino- aprendizagempt_BR
dc.subjectEquações diferenciais - método de ensinopt_BR
dc.subjectEquações diferenciais ordináriaspt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEquações diferenciais - fenômenos físicospt_BR
dc.subjectEquações diferenciais - problemas de engenhariapt_BR
dc.subjectDifferential equationspt_BR
dc.subjectDifferential equations - teaching- learningpt_BR
dc.subjectDifferential equations - teaching methodpt_BR
dc.subjectEquations ordinary differentialspt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectDifferential equations - physical phenomenapt_BR
dc.subjectDifferential equations - engineering problemspt_BR
dc.subjectEcuaciones diferencialespt_BR
dc.subjectEcuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendopt_BR
dc.subjectEcuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendopt_BR
dc.subjectEcuaciones diferenciales - método de enseñanzapt_BR
dc.subjectEcuaciones diferenciales ordinariospt_BR
dc.subjectModelado matemáticopt_BR
dc.subjectEcuaciones diferenciales - fenomeno fisicopt_BR
dc.subjectEcuaciones diferenciales - problemas de ingenieríapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Aldair Mariano de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA Review Study on the Teaching and Learning of Diffe- rential Equations: a Look at Articles and Dissertations.pt_BR
dc.title.alternativeRevisión del estudio sobre enseñanza-aprendizaje de ecuaciones diferenciales: una mirada a artículos y disertaciones.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Aldair Mariano de. Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. 2023. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumeLas ecuaciones diferenciales son de gran importancia porque están presentes en varias áreas de la conocimiento y ser ampliamente reconocido. Sus ecuaciones son herramientas esenciales para modelado de fenómenos físicos, problemas de ingeniería y varios otros campos, donde es necesario necesario. Este trabajo tiene como objetivo realizar una revisión bibliográfica, que permita verificar catación de dificultades y estrategias en la enseñanza y el aprendizaje de ecuaciones diferenciales Ordinario (EDO). Inicialmente, un poco sobre el desarrollo histórico de ecuaciones, describiendo sus principales precursores, nociones generales sobre la enseñanza y el aprendizaje- Gema y Modelación Matemática como metodología de enseñanza. Para desarrollar este trabajo, Se seleccionaron algunos artículos y disertaciones publicados en el periodo de 2017 a 2022 que abarcar el tema. El trabajo fue organizado y analizado de una manera que involucra métodos y estrategias de enseñanza o evaluaciones de los métodos utilizados. El estudio fue esencial para el conocimiento de los recursos y estrategias presentadas que puedan contribuir a la enseñanza y aprender ecuaciones diferenciales.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALDAIR MARIANO DE LACERDA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfAldair Mariano de Lacerda - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023689.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.