Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEscrito na contemporaneidade, o livro O Código da Vinci vem iluminar sobre uma discussão que intriga a muitos. Entre suas tantas polêmicas, Dan Brown irá tratar da relação do Cristo com Maria Madalena, da importância desta para se desvendar um segredo oculto pela Igreja Católica que, se revelado, destruiria a fundamentação básica da idéia de Cristo divinizado, desligado das relações “mundanas”, construído como um modelo a ser seguido. A partir daí sua trama irá tratar dos assuntos que permeiam essa construção de maneira tal a deixar o leitor instigado a acreditar na gama de “revelações” bombásticas que as análises de suas personagens trazem, seu enredo é permeado de fatos históricos que aguçam a curiosidade do leitor para procurar e encontrar também aquelas “provas” que desconstroem um discurso dominante, neste caso o discurso cristão, especificamente o católico. Desta maneira, este trabalho busca investigar como a utilização de fatos/fontes históricas influi para a afirmação de certo discurso e assim promover uma ideologia que se quer passar, entender como Dan Brown ao afirmar seu discurso sobre fatos que a História pode comprovar instiga ao leitor buscar essas “provas” e desta maneira passar a acreditar no seu discurso, mas não sendo isso uma regra geral, pois, ao mesmo tempo temos aqueles que não acreditam em nada que o enredo traz, não parando para analisar a presença de tais ―comprovações históricas‖, ou seja, nesses casos nem mesmo esses fatos históricos são suficientes para a afirmação de tal discurso. Sendo assim, procuraremos verificar como as fontes históricas utilizadas por Dan Brown em sua obra contribuirão para afirmar o discurso contrário ao da Igreja Católica que ele em toda sua obra tenta passar, problematizar como se deu a construção de uma ficção tendo como base muitos fatos reais, e a (re)significação das fontes históricas, e qual a sua relação com a História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA (re)significação das fontes históricas dentro da obra: O Código da Vinci.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34669-
dc.date.accessioned2024-02-21T21:20:19Z-
dc.date.available2024-02-21-
dc.date.available2024-02-21T21:20:19Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectO Código Da Vinci - Dan Brownpt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectJesus Cristo e Maria Madalena - O Código Da Vincipt_BR
dc.subjectCódigo Da Vincipt_BR
dc.subjectIgreja católica e discursopt_BR
dc.subjectHistória e Igreja Católicapt_BR
dc.subjectRomance Norte-Americanopt_BR
dc.subjectThe Da Vinci Code - Dan Brownpt_BR
dc.subjectHistory and Literaturept_BR
dc.subjectJesus Christ and Mary Magdalene - The Da Vinci Codept_BR
dc.subjectDa Vinci Codept_BR
dc.subjectCatholic church and speechpt_BR
dc.subjectHistory and Catholic Churchpt_BR
dc.subjectNorth American Novelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Tuany Roberta.-
dc.creatorMEDEIROS, Manuela Aguiar Araújo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe (re)signification of historical sources within the work: The da Vinci Code.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Tuany Roberta; MEDEIROS, Manuela Aguiar Araújo de. A (re)significação das fontes históricas dentro da obra: O Código da Vinci. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 22 - História/Literatura, Literatura/História: Conversações mais que Possíveis. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34669pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 22: História/Literatura, Literatura/História: Conversações Mais que Possíveis.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS DENTRO DA OBRA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 22 2009.pdfA (re)significação das fontes históricas dentro da obra: O Código da Vinci. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 22 200995.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.