Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34671
Title: História e relações de gênero na perspectiva de Lima Barreto.
Other Titles: History and gender relations from the perspective of Lima Barreto.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jomar Ricardo da.
Keywords: História e relações de gênero;Relações e gênero;Lima Barreto - relações de gênero;História e Literatura;Educação de mulheres - século XX -Brasil;Literatura como fonte histórica;Romances brasileiros - Lima Barreto;Crônicas - Lima Barreto;History and gender relations;Relationships and gender;Lima Barreto - gender relations;History and Literature;Women's education - 20th century - Brazil;Literature as a historical source;Brazilian novels - Lima Barreto;Chronicles - Lima Barreto
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jomar Ricardo da. História e relações de gênero na perspectiva de Lima Barreto. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 22 - História/Literatura, Literatura/História: Conversações mais que Possíveis. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34671
???metadata.dc.description.resumo???: Lima Barreto (1881 – 1922) legou-nos uma obra que revela aspectos variados da sociedade brasileira, referentes às duas primeiras décadas do século XX. o nosso objetivo é compreender, através de indícios presentes na obra deste escritor, como se efetivava a educação das mulheres, no início do século XX, para a consecução da diferenciação histórica das relações de gênero. Justificamos o recorte em razão da periodicidade da divulgação da obra de Lima Barreto, ter começado em 1900, com a publicação das crônicas em jornais, até a sua morte em 1922. Neste trabalho procura-se compreender as concepções de História, relações de gênero e educação abordadas em suas obras ficcionais e jornalísticas. Utilizamos como fonte de pesquisa romances e crônicas com a finalidade de realizar uma reconstrução das noções mencionadas. Para uma interpretação das categorias previamente selecionadas, recorremos aos conceitos de disciplina, habitus e memória. Concluímos que o autor possuía, além de uma visão particular da história, idéias a respeito de educação que, consequentemente, incidiam sobre as relações de gênero. Deste modo, podemos compreender a educação como a forma que uma sociedade dispõe de mecanismos de reprodução, na medida que os indivíduos os internalizam, implicando na prática de ações rotineiras e na aceitação de valores como naturalizados. Todavia, os indivíduos não são simples reflexo da estrutura social, podendo com seus atos transformá-la. Concernente a polaridade educação - gênero, a educação é o processo que articula o indivíduo e a realidade social com a finalidade de, historicamente, reproduzir as diferenças entre homens e mulheres.
Keywords: História e relações de gênero
Relações e gênero
Lima Barreto - relações de gênero
História e Literatura
Educação de mulheres - século XX -Brasil
Literatura como fonte histórica
Romances brasileiros - Lima Barreto
Crônicas - Lima Barreto
History and gender relations
Relationships and gender
Lima Barreto - gender relations
History and Literature
Women's education - 20th century - Brazil
Literature as a historical source
Brazilian novels - Lima Barreto
Chronicles - Lima Barreto
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34671
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 22: História/Literatura, Literatura/História: Conversações Mais que Possíveis.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA E RELAÇÕES DE GÊNERO NA PERSPECTIVA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 22 2009.pdfHistória e relações de gênero na perspectiva de Lima Barreto. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 22 200998.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.