Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, L. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958061767621051pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDDE MEDEIROS, F. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7268744971022470pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Priscila da Silva.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, P. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012810287403197pt_BR
dc.contributor.referee2DANTAS, Joseclécio Dutra.-
dc.contributor.referee2IDDANTAS, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943pt_BR
dc.description.resumoA proposta desse trabalho de conclusão de curso se originou de uma palestra assistida por mim, a partir da qual, desenvolvi um artigo e, consequentemente, esta monografia. Ele consistiu em utilizar trechos de desenhos animados com erros conceituais na apresentação dos fenômenos físicos como método para ensinar os conceitos corretos; e também, verificar a aceitação do método, além de investigar o senso comum dos alunos sobre determinados conceitos físicos. A pesquisa foi desenvolvida na escola ECI Coronel Zuza Lacerda, localizada na cidade de Curral Velho - PB, com uma turma do terceiro ano do ensino médio, que consistiu em aplicar um questionário a partir da exibição de trechos de desenhos animados. O método se mostrou bastante profícuo e teve uma boa receptividade por parte dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleFísica nos desenhos animados: o uso dos erros conceituais como método de ensino.pt_BR
dc.date.issued2023-11-09-
dc.description.abstractThe proposal for this course conclusion work originated from a lecture I attended, from which I developed an article and, consequently, this monograph. It consisted of using excerpts from cartoons with conceptual errors in the presentation of physical phenomena as a method to teach the correct concepts; and also, verify acceptance of the method, in addition to investigating students' common sense about certain physical concepts. The research was carried out at the ECI Coronel Zuza Lacerda school, located in the city of Curral Velho - PB, with a third-year high school class, which consisted of applying a questionnaire based on showing excerpts from cartoons. The method proved to be very useful and was well received by students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34678-
dc.date.accessioned2024-02-22T13:56:47Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2024-02-22T13:56:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectCPMP - método de ensinopt_BR
dc.subjectFísica - desenhos animadospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPhysicalpt_BR
dc.subjectCPMP - teaching methodpt_BR
dc.subjectPhysics - cartoonspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFísicopt_BR
dc.subjectCPMP - método de enseñanzapt_BR
dc.subjectFísica - dibujos animadospt_BR
dc.subjectAprendiendopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Luan Leite.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePhysics in cartoons: the use of conceptual errors as teaching method.pt_BR
dc.title.alternativeFísica en dibujos animados: el uso de errores conceptuales como método de enseñanza.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Luan Leite. Física nos desenhos animados: o uso dos erros conceituais como método de ensino. 2023. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa propuesta para este trabajo de conclusión de curso surgió a partir de una conferencia asistido por mí, a partir del cual desarrollé un artículo y, en consecuencia, este monografía. Consistía en utilizar extractos de caricaturas con errores. conceptos en la presentación de fenómenos físicos como método para enseñar conceptos correctos; y también, verificar la aceptación del método, además de investigar la el sentido común de los estudiantes sobre ciertos conceptos físicos. La investigación fue desarrollado en el colegio ECI Coronel Zuza Lacerda, ubicado en la ciudad de Curral Velho - PB, con una promoción de tercer año de secundaria, que consistía en postular un cuestionario basado en la exposición de extractos de dibujos animados. El método Resultó muy útil y fue bien recibido por los estudiantes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUAN LEITE COSTA - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2023.pdfLuan Leite Costa - TCC Licenciatura em Física CES 20233.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.