Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA presente análise visa apontar a trajetória da mulher no que se refere à sua profissionalização. Dentro desse amplo contexto, o direcionamento será para o campo do ensino, mais precisamente o ensino religioso e suas ligações com a questão de gênero. A pesquisa tem caráter bibliográfico e vai buscar na literatura e nos registros históricos a visão das mulheres por parte da sociedade no decorrer do tempo no que se refere à essa profissionalização. Desde o início do processo as questões de gênero permearam essa construção. Ao saírem de suas residências para executarem tarefas outras que não as de educadoras do lar, começaram a desempenhar serviços nas fábricas, que ofereciam condições subumanas de trabalho. Em meados do século XX, já era aceitável que assumissem algumas poucas profissões que foram consideradas femininas a exemplo da enfermagem e do magistério. A sala de aula deu-lhe o status daquela que também tem a capacidade de e ducar, embora contribuísse para perpetuar a imagem da mulher enquanto indivíduo que já nascera predestinada a servir, cuidar e educar os filhos. De início, sua breve carreira no magistério, limitava-se ao tempo em que ainda não estava casada. Ao contrair matrimônio, exigia-se o abandono das salas de aula e o retorno ao lar, reassumindo o papel atribuído ao contingente feminino de mãecuidadora-educadora. Avançando no tempo, encontramo-la adentrando outros campos de trabalho, inclusive outras áreas do ensino como o ensino religioso. Antes exclusivo dos catequistas, seus espaços passam a ser ocupados cada vez mais pelas mulheres, que, pela filosofia da própria disciplina, não só a educa, mas contribui com a formação do caráter dos futuros cidadãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684-
dc.date.accessioned2024-02-22T18:34:20Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2024-02-22T18:34:20Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTrabalho feminino com ensino religiosopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectQuestões de gênero e ensino religiosopt_BR
dc.subjectMulheres e trabalhopt_BR
dc.subjectWomen's work with religious educationpt_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectGender issues and religious teachingpt_BR
dc.subjectWomen and workpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUEZ, Fábia da Costa Leite.-
dc.creatorCAMPOS, Eline de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe historical trajectory of female work in the area of religious education.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUEZ, Fábia da Costa Leite; CAMPOS, Eline de Oliveira. A trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 23 - Identidades de Gênero e Identidades Sexuais: Práticas e Representações. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 23: Identidades de Gênero e Identidades Sexuais Práticas e Representações.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO TRABALHO - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 23 2009.pdfA trajetória histórica do trabalho - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 23 2009.115.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.