Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34698
Title: A escrita feminina na pré-escola no ato de educar a infância campinense.
Other Titles: Female writing in preschool in the act of educating children in Campinas.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Daniela Medeiros da.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do.
Keywords: Escrita feminina;Pré-escola e escrita feminina;Educação infantil e escrita feminina;Formação docente - educação infantil;História oral;Infância e educação;Professoras de educação infantil - Campina Grande - PB - 1970;Feminine writing;Preschool and female writing;Early childhood education and female writing;Teacher training - early childhood education;Oral history;Childhood and education;Early childhood education teachers - Campina Grande - PB - 1970
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Daniela Medeiros da; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. A escrita feminina na pré-escola no ato de educar a infância campinense. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 24 - Memória, Escritas de si e Identidades Escriturando Paisagens de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34698
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo expor parte da minha experiência na pesquisa de mestrado, que atende por discutir como os discurso(s) sobre a infância foram sendo elaborado(s) e manifestado(s) a partir das instituições educacionais como dispositivos que colocam a Educação Infantil e suas práticas numa rede de conexões que organiza o corpo infantil a torná-lo um objeto de poder e saber. Apresento também a presença feminina nesses saberes educativos ao que diz a formação docente das professoras do Pré-Escolar no fim da década de 70 e início dos anos 80 do século XX em Campina Grande-PB. A metodologia trata-se de enfatizar os espaços de produção de identidades sociais a partir de documentação originada de Atas de Reuniões, Projeto Políticos Pedagógicos, Planos de Cursos, Ementas, Jornais e Entrevistas via História Oral que realizei na pesquisa de Mestrado. É partindo destas premissas que enfocaremos a historicidade que alicerça a construção do lugar da infância a partir dos espaços que essas professoras produziram para a infância Campinense.
Keywords: Escrita feminina
Pré-escola e escrita feminina
Educação infantil e escrita feminina
Formação docente - educação infantil
História oral
Infância e educação
Professoras de educação infantil - Campina Grande - PB - 1970
Feminine writing
Preschool and female writing
Early childhood education and female writing
Teacher training - early childhood education
Oral history
Childhood and education
Early childhood education teachers - Campina Grande - PB - 1970
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34698
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 24: Memória, Escritas de Si e identidades Escriturando Paisagens de Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ESCRITA FEMININA NA PRÉ-ESCOLA NO ATO DE EDUCAR A - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 24 2009.pdfA escrita feminina na pré-escola no ato de educar a - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 24 2009.108.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.