Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
Title: Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
Other Titles: Between the school setting and the poetics of cinema: the film as a source for the History of Education.
???metadata.dc.creator???: CUNHA, Robério Davi Borges.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Keywords: Filme como recurso didático;Filme como fonte histórica;História da Educação;Cinema e educação;Film as a teaching resource;Film as a historical source;History of Education;Cinema and education
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para história da educação. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
???metadata.dc.description.resumo???: O cotidiano tece muitas histórias de sujeitos e culturas e quando estas histórias se estendem para o espaço da escola, estabelecem sentidos e significados para as interpretações que são elaboradas sobre os lugares de produção de saber e se fazer educação. O cinema como arte em movimento tem multifacetado em sua forma e estilo no transcorrer de sua história. No contexto da educação, o cinema assume um importante papel não apenas como um recurso didático-pedagógico no trato dos conteúdos escolares, assumindo um papel de uma linguagem a ser inserida no mundo de educar, mas também revela os diferentes olhares que são elaborados para o mundo social, seus sujeitos, culturas e história, que pelas telas de cinema tomam uma diferente dimensionalidade representando diversos modos de ler o social. Nossa proposta é discutir a partir do olhar sobre o cinema, acerca do papel do filme como fonte para estudo da história da educação na contemporaneidade, apontando a sua importância para discussões atinentes aos estudos da educação histórica e o cotidiano escolar. Partimos da assertiva que o cinema produz inúmeros saberes que ao serem empreendidos na escola, representam possibilidades de leituras e aprendizados acerca das vivências e experiências escolares. Enquanto abordagem metodológica utilizamos o filme como suporte e sua linguagem para entender o objeto proposto para este estudo. Tomamos como corpus o filme Escritores da Liberdade, para discutirmos sobre as relações tecidas no interior da escola que formam processos culturais, entrelaçam saberes e propiciam elaborar uma escrita da história cuja interface ocorre entre o cinema e a escola. Assim utilizamos o filme como uma ferramenta de apoio à História da educação.
Keywords: Filme como recurso didático
Filme como fonte histórica
História da Educação
Cinema e educação
Film as a teaching resource
Film as a historical source
History of Education
Cinema and education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENTRE O CENÁRIO DA ESCOLA E A POÉTICA DO CINEMA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 25 2009.pdfEntre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 25 2009108.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.