Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO cotidiano tece muitas histórias de sujeitos e culturas e quando estas histórias se estendem para o espaço da escola, estabelecem sentidos e significados para as interpretações que são elaboradas sobre os lugares de produção de saber e se fazer educação. O cinema como arte em movimento tem multifacetado em sua forma e estilo no transcorrer de sua história. No contexto da educação, o cinema assume um importante papel não apenas como um recurso didático-pedagógico no trato dos conteúdos escolares, assumindo um papel de uma linguagem a ser inserida no mundo de educar, mas também revela os diferentes olhares que são elaborados para o mundo social, seus sujeitos, culturas e história, que pelas telas de cinema tomam uma diferente dimensionalidade representando diversos modos de ler o social. Nossa proposta é discutir a partir do olhar sobre o cinema, acerca do papel do filme como fonte para estudo da história da educação na contemporaneidade, apontando a sua importância para discussões atinentes aos estudos da educação histórica e o cotidiano escolar. Partimos da assertiva que o cinema produz inúmeros saberes que ao serem empreendidos na escola, representam possibilidades de leituras e aprendizados acerca das vivências e experiências escolares. Enquanto abordagem metodológica utilizamos o filme como suporte e sua linguagem para entender o objeto proposto para este estudo. Tomamos como corpus o filme Escritores da Liberdade, para discutirmos sobre as relações tecidas no interior da escola que formam processos culturais, entrelaçam saberes e propiciam elaborar uma escrita da história cuja interface ocorre entre o cinema e a escola. Assim utilizamos o filme como uma ferramenta de apoio à História da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleEntre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701-
dc.date.accessioned2024-02-22T21:30:21Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2024-02-22T21:30:21Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFilme como recurso didáticopt_BR
dc.subjectFilme como fonte históricapt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectFilm as a teaching resourcept_BR
dc.subjectFilm as a historical sourcept_BR
dc.subjectHistory of Educationpt_BR
dc.subjectCinema and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA, Robério Davi Borges.-
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween the school setting and the poetics of cinema: the film as a source for the History of Education.pt_BR
dc.identifier.citationCUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para história da educação. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENTRE O CENÁRIO DA ESCOLA E A POÉTICA DO CINEMA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 25 2009.pdfEntre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 25 2009108.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.