Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O cotidiano tece muitas histórias de sujeitos e culturas e quando estas histórias se estendem para o espaço da escola, estabelecem sentidos e significados para as interpretações que são elaboradas sobre os lugares de produção de saber e se fazer educação. O cinema como arte em movimento tem multifacetado em sua forma e estilo no transcorrer de sua história. No contexto da educação, o cinema assume um importante papel não apenas como um recurso didático-pedagógico no trato dos conteúdos escolares, assumindo um papel de uma linguagem a ser inserida no mundo de educar, mas também revela os diferentes olhares que são elaborados para o mundo social, seus sujeitos, culturas e história, que pelas telas de cinema tomam uma diferente dimensionalidade representando diversos modos de ler o social. Nossa proposta é discutir a partir do olhar sobre o cinema, acerca do papel do filme como fonte para estudo da história da educação na contemporaneidade, apontando a sua importância para discussões atinentes aos estudos da educação histórica e o cotidiano escolar. Partimos da assertiva que o cinema produz inúmeros saberes que ao serem empreendidos na escola, representam possibilidades de leituras e aprendizados acerca das vivências e experiências escolares. Enquanto abordagem metodológica utilizamos o filme como suporte e sua linguagem para entender o objeto proposto para este estudo. Tomamos como corpus o filme Escritores da Liberdade, para discutirmos sobre as relações tecidas no interior da escola que formam processos culturais, entrelaçam saberes e propiciam elaborar uma escrita da história cuja interface ocorre entre o cinema e a escola. Assim utilizamos o filme como uma ferramenta de apoio à História da educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T21:30:21Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22 | - |
dc.date.available | 2024-02-22T21:30:21Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Filme como recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Filme como fonte histórica | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Cinema e educação | pt_BR |
dc.subject | Film as a teaching resource | pt_BR |
dc.subject | Film as a historical source | pt_BR |
dc.subject | History of Education | pt_BR |
dc.subject | Cinema and education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CUNHA, Robério Davi Borges. | - |
dc.creator | ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Between the school setting and the poetics of cinema: the film as a source for the History of Education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para história da educação. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENTRE O CENÁRIO DA ESCOLA E A POÉTICA DO CINEMA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 25 2009.pdf | Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 25 2009 | 108.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.