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dc.description.resumoNesta comunicação, procuro pensar o cinema inserido num cenário histórico singular, no qual parte decisiva das trocas simbólicas que configuram as identidades individuais e coletivas se processam pelos meios eletrônicos de comunicação de massa. Assim, pensar o cinema é pensá-lo produzido nesta sociedade midiatiazada, contexto no qual a experiência específica das narrativas audiovisuais se impõe a grandes grupos humanos. Faz parte também desta reflexão atribuir ao cinema o estatuto de produtor de memórias coletivas: o filme produzido passa a fazer parte de um imenso repertório coletivo repleto de imagens, sons, escritos, conteúdos e temas potencialmente acessíveis ao público por já estarem em um suporte material. Para ilustrar este funcionamento, me detenho na análise do filme Crash, do diretor canadense Paul Higgis, de 2004. Esta narrativa fílmica ambientada em Los Angeles apresenta, a partir das perspectivas particulares de personagens de diversas origens étnicas, as lutas simbólicas, assim como os embates cotidianos, que perpassam a construção das identidades e diferenças no espaço da sociedade norte-americana contemporânea. Anglo-saxões, afrodescententes, hispânicos e asiáticos, todos têm seu espaço e sua maneira de perceber o outro representados no enredo. O protagonista do filme não é nenhum personagem, mas os encontros e colisões de uma coletividade composta por descendentes de várias culturas que precisam habitar um ambiente comum. O protagosnismo, portanto, é ocupado pelos desafios do multiculturalismo. Crash oferece então, em suporte fílmico, uma representação – e uma memória – da questão da convivência entre os diferentes grupos ou culturas em um espaco comum, desafio ancestral que percorre a aventura humana. Ali está materializada uma representação para a apreciação daqueles a quem o tema desperta algum interesse. Nesse sentido, os filmes passam a ser mais um suporte para conteúdos acessíveis da memória coletiva. Para o ofício do historiador, tanto Crash como qualquer outra película constituem-se como uma narrativa produzida em um tempo-espaço específico que atende a determinadas condições de produção, e por isso reverberam certos aspectos do imaginário da sua época. Assim, são fontes valiosas para o entendimento do que Robert Darnton chama de ―universo mental‖ de um determinado período histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleMemórias do multiculturalismo em crash.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34702-
dc.date.accessioned2024-02-22T21:31:29Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2024-02-22T21:31:29Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectNarrativas audiovisuaispt_BR
dc.subjectCrash - filme de Paul Higginspt_BR
dc.subjectDiferentes grupos culturais - convivênciaspt_BR
dc.subjectLos Angeles - multiculturalismopt_BR
dc.subjectMulticulturalismpt_BR
dc.subjectCinema and educationpt_BR
dc.subjectAudiovisual narrativespt_BR
dc.subjectCrash - Paul Higgins filmpt_BR
dc.subjectDifferent cultural groups - coexistencept_BR
dc.subjectLos Angeles - multiculturalismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Marcelo Gustavo Costa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMemories of multiculturalism in crash.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Marcelo Gustavo Costa de. Memórias do multiculturalismo em crash. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34702pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades.

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