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Title: Regionalismo e coronelismo no filme “O Auto da Compadecida”.
Other Titles: Regionalism and coronelism in the film “O Auto da Compadecida”.
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Túlio Augusto Paz e.
Keywords: Filme O Auto da Compadecida;Regionalismo;Coronelismo;Ariano Suassuna - O Auto da Compadecida;Cinema e História;Pesquisa histórica e cinema;Análise fílmica;Mandonismo;Regionalism;Coronelism;Cinema and History;Film analysis;Mandonism
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Túlio Augusto Paz e. Regionalismo e coronelismo no filme “O auto da compadecida”. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34703
???metadata.dc.description.resumo???: O cinema/filme desde 1970 foi elevado à categoria de ―objeto‖ no fazer história. Atualmente, ainda não percebemos muitas pesquisas históricas na área de cinemahistória. Este trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões sobre história regional/local a partir do filme ―O Auto da Compadecida‖ de Ariano Suassuna com ênfase no regionalismo e o coronelismo assim como suas imagens e influências presentes no filme. Todo o trabalho se baseará em análises bibliográficas e análise fílmica (Marc Ferro, 1988 e Morettin, 2007). Este estudo nos mostrou que para uma análise fílmica, o processo de produção, escrita, direção, cenários, tudo que envolve o cinema é foco de análise. O filme apresenta uma discussão/reflexão sobre o regionalismo, que pode ser utilizado para estudos historiográficos sobre o Nordeste. Apresenta o ―Nordeste‖ como uma invenção, uma construção imagético-discursiva, para isto nos fundamentamos em Albuquerque Jr. (2006). A proposta de trabalhar coronelismo/Mandonismo, cuja temática foi mostrada no filme ―O Auto da Compadecida‖, evidencia a imagem dos coronéis da República Velha, como intocáveis, invioláveis. Nesse aspecto, o filme traz algo de novo, pois esse lugar é invadido, violado, burlado através das astúcias de João Grilo, que no filme tem a imagem da identidade do povo do sertão nordestino (pobre, sem estudo, esfomeado, mestiço, de uma inteligência, garra, determinação e alto-astral que impressiona) características, fatos e representações que só compreenderemos a partir de uma metodologia, reflexivoanalítica em que se observa o contexto em que foi escrita a obra, e as imagens e discursos presentes no filme.
Keywords: Filme O Auto da Compadecida
Regionalismo
Coronelismo
Ariano Suassuna - O Auto da Compadecida
Cinema e História
Pesquisa histórica e cinema
Análise fílmica
Mandonismo
Regionalism
Coronelism
Cinema and History
Film analysis
Mandonism
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34703
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades.

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REGIONALISMO E CORONELISMO NO FILME O AUTO DA COMPADECIDA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 25 2009.pdfRegionalismo e coronelismo no filme “O Auto da Compadecida”. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 25 200979.71 kBAdobe PDFView/Open


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