Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34703
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO cinema/filme desde 1970 foi elevado à categoria de ―objeto‖ no fazer história. Atualmente, ainda não percebemos muitas pesquisas históricas na área de cinemahistória. Este trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões sobre história regional/local a partir do filme ―O Auto da Compadecida‖ de Ariano Suassuna com ênfase no regionalismo e o coronelismo assim como suas imagens e influências presentes no filme. Todo o trabalho se baseará em análises bibliográficas e análise fílmica (Marc Ferro, 1988 e Morettin, 2007). Este estudo nos mostrou que para uma análise fílmica, o processo de produção, escrita, direção, cenários, tudo que envolve o cinema é foco de análise. O filme apresenta uma discussão/reflexão sobre o regionalismo, que pode ser utilizado para estudos historiográficos sobre o Nordeste. Apresenta o ―Nordeste‖ como uma invenção, uma construção imagético-discursiva, para isto nos fundamentamos em Albuquerque Jr. (2006). A proposta de trabalhar coronelismo/Mandonismo, cuja temática foi mostrada no filme ―O Auto da Compadecida‖, evidencia a imagem dos coronéis da República Velha, como intocáveis, invioláveis. Nesse aspecto, o filme traz algo de novo, pois esse lugar é invadido, violado, burlado através das astúcias de João Grilo, que no filme tem a imagem da identidade do povo do sertão nordestino (pobre, sem estudo, esfomeado, mestiço, de uma inteligência, garra, determinação e alto-astral que impressiona) características, fatos e representações que só compreenderemos a partir de uma metodologia, reflexivoanalítica em que se observa o contexto em que foi escrita a obra, e as imagens e discursos presentes no filme.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleRegionalismo e coronelismo no filme “O Auto da Compadecida”.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34703-
dc.date.accessioned2024-02-22T21:35:37Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2024-02-22T21:35:37Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFilme O Auto da Compadecidapt_BR
dc.subjectRegionalismopt_BR
dc.subjectCoronelismopt_BR
dc.subjectAriano Suassuna - O Auto da Compadecidapt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectPesquisa histórica e cinemapt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectMandonismopt_BR
dc.subjectRegionalismpt_BR
dc.subjectCoronelismpt_BR
dc.subjectCinema and Historypt_BR
dc.subjectFilm analysispt_BR
dc.subjectMandonismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Túlio Augusto Paz e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRegionalism and coronelism in the film “O Auto da Compadecida”.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Túlio Augusto Paz e. Regionalismo e coronelismo no filme “O auto da compadecida”. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34703pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGIONALISMO E CORONELISMO NO FILME O AUTO DA COMPADECIDA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 25 2009.pdfRegionalismo e coronelismo no filme “O Auto da Compadecida”. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 25 200979.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.