Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704
Title: O cinema na sala de aula: Hans Staden e a antropofagia no Brasil colônia.
Other Titles: Cinema in the classroom: Hans Staden and anthropophagy in colonial Brazil.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Naiara Leonardo.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do.
Keywords: Hans Staden - filme;Cinema e educação;Cinema como recurso didático;Ensino de História;Brasil colônia;Antropofagia - Brasil colônia;Filme como recurso didático;Cinema na sala de aula;Narrativa cinematográfica;Hans Staden - film;Cinema and education;Cinema as a teaching resource;Teaching History;colonial Brazil;Anthropophagy - Colonial Brazil;Film as a teaching resource;Cinema in the classroom;Cinematic narrative
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Naiara Leonardo; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. O cinema na sala de aula: hans staden e a antropofagia no Brasil Colônia. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa buscamos investigar novas metodológicas para trabalhar em sala de aula a questão da antropofagia no período do Brasil Colônia a partir do filme Hans Staden. Atualmente, observamos o crescimento de pesquisas direcionadas para o ensino de História, especialmente, o uso das tecnologias na perspectiva de uma aprendizagem significativa. A análise de filmes nas aulas de História possibilitará uma reflexão coletiva sobre a narrativa cinematográfica suas contradições, anacronismos, continuidades e descontinuidades com o discurso historiográfico. Também permitirá que o aluno (a) vivencie outras formas de conhecer, interpretar e sentir a História. Nesse sentido, compreendemos que trabalhar com o cinema no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens que podem permitir a abertura de caminhos para o estudo da História. Para fundamentar nossas reflexões nos aproximamos de alguns autores, a exemplo de Marcos Napolitano, Marc Ferro, Circe Maria Fernandes Bittencourt, dentre outros que compartilham das novas abordagens sobre a relação história e cinema.
Keywords: Hans Staden - filme
Cinema e educação
Cinema como recurso didático
Ensino de História
Brasil colônia
Antropofagia - Brasil colônia
Filme como recurso didático
Cinema na sala de aula
Narrativa cinematográfica
Hans Staden - film
Cinema and education
Cinema as a teaching resource
Teaching History
colonial Brazil
Anthropophagy - Colonial Brazil
Film as a teaching resource
Cinema in the classroom
Cinematic narrative
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CINEMA NA SALA DE AULA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 25 2009.pdfO cinema na sala de aula: Hans Staden e a antropofagia no Brasil colônia. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 25 2009116.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.